domingo, 5 de dezembro de 2010

100 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife leva fiéis ao Marco Zero.

O marco zero hospedará neste domingo (5) a grande comemoração dos 100 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife. Com uma progrmação extensa, são esperados 100 mil fiéis na celebração que deve concentrar todo o público católico da cidade. Tanto que todas as igrejas da cidade estarão fechadas durante o dia, a única exceção será a Matriz do Morro da Conceição, onde será rezada uma missa às 20 horas.

A programação tem início ao meio dia, com o repicar dos sinos em todas as igrejas do estado de Pernmabuco. Às 16h, já no marco zero, o padre Luciano Britto recebe os fiéis ao lado dos cantores Geraldinho Lins, Fafá de Belém e Nádia Maia. Em seguida, às 17h, Dom Fernando Saburido, ao lado do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e demais Bispos das Dioceses do estado realizam uma concelebração eucarística com todo o clero. No fim da noite, às 20h, momento artístico-cultural comandado pelo Pe. Reginaldo Manzotti, que faz um show e encerra oficialmente as comemorações.

Trânsito - A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial de bloqueios para garantir a segurança dos participantes do evento e orientar os motoristas quanto às interdições e os desvios. Seis vias passarão por interdições no entorno da Praça. Serão fechadas ao tráfego, a partir das 12h, até 0h, as avenidas Alfredo Lisboa (trecho entre a Rua Maris de Barros e a Torre Malakof), Marquês de Olinda (entre a Rua Dona Maria César e Alfredo Lisboa), Rio Branco (em toda a sua extensão) e Avenida Barbosa Lima Sobrinho (entre a Rua do Bom Jesus e Avenida Alfredo Lisboa).

Também as ruas Dona Maria César (em toda a sua extensão) e Rua Vigário Tenório (entre a Rua Dona Maria César e Avenida Alfredo Lisboa). Quem sai de Boa Viagem e utiliza o Recife Antigo para chegar a Olinda deve optar pela Avenida Agamenon Magalhães. Já para os motoristas que saem do Cais José Estelita, no Centro do Recife, a dica é utilizar as ruas São João, Concórdia, Barão da Vitória, percorrer a Ponte Seis de Março (Ponte Velha), ruas Barão de São Borja, Soledade, Avenida Manoel Borba e Rua Dom Bosco, até chegar a Avenida Agamenon Magalhães.

Para os que utilizam o transporte público, as linhas de ônibus ganham reforço para atender à demanda.  O esquema envolve 31 linhas que atuam na Região Metropolitana do Recife – RMR. Ao todo, serão 58 ônibus e 320 viagens extras durante a operação (lista abaixo). Ao todo, as 31 linhas que terão reforço de frota e viagem, irão ofertar um serviço de 261 veículos que realizarão 2.242 viagens para atender o local.
Os usuários podem tirar dúvidas sobre a programação especial através da Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800.081.01.58 ou acessando o site http://www.granderecife.pe.gov.br/ .

Da redação do Diario de Pernambuco.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade a Igreja de Olinda e Recife possui mais de três séculos. Seus maiores Bispos foram Dom José Cardoso e Dom Vital.