quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Itamaracá inaugura novo oceanário de peixes-bois


Em comemoração aos 30 anos do Projeto Peixe-Boi Marinho, será inaugurado hoje, às 15h, o novo oceanário de peixes-bois no Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA), em Itamaracá. O evento contará com a presença do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello.

Além do oceanário, também será inaugurada uma biblioteca e um auditório e lançado um livro sobre os 30 anos do projeto. Em seguida, haverá show musical com a cantora Renata Arruda na área central da cidade. A programação é aberta ao público.

Bem maior que o anterior e em formato de “L”, o novo oceanário tem capacidade para abrigar mais peixes-bois. Oferece ainda melhores condições para a visualização dos animais pelos visitantes, principalmente para as crianças. O projeto tem o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade da Flórida.

Um dos animais mais ameaçados de extinção, a expectativa é que existam cerca de 500 peixes-bois na natureza atualmente, Por isso, foram colhidas amostras de DNA de 150 exemplares. O mapeamento genético permitirá ações de manejo capazes de, em alguns anos, fazer surgir no Brasil uma linhagem de peixes-bois marinhos geneticamente melhorados, mais resistentes a doenças, poluição, e principalmente, aos efeitos das mudanças climáticas.

Noronha – Ainda durante a viagem a Pernambuco, o presidente do Instituto Chico Mendes vai anunciar ainda uma série de medidas de estruturação das unidades de conservação na região, em especial o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que acaba de realizar a primeira licitação de serviços de uso público.

O presidente do ICMBio vai anunciar também o programa Noronha 20, um conjunto de ações integradas que visam a garantir a sustentabilidade do arquipélago pelos próximos 20 anos. São 84 ações, distribuídas em oito eixos temáticos (urbanismo e habitacão; abastecimento de água e saneamento; saúde; educação; turismo; ordenamento da atividade marítima e pesqueira; agropecuária; movimento de veículos e embarcações). Prevê a adoção de medidas ecológicas para toda a ilha, como coletiva seletiva de lixo, energia solar, controle do uso da água tratada, entre outras.

Parques da Copa – Também será anunciado o projeto Parques da Copa, que tem como meta aos turistas que vierem ao Brasil assistir à Copa os parques nacionais como uma opção de lazer e diversão entre um jogo e outro. Para isso, os parques serão dotados de toda a infraestrutura. Como Recife é uma das cidades-sede, dois parques de Pernambuco estão no projeto: o Noronha e o Parque Nacional da Serra do Catimbau, que já começam a receber melhorias.

Mosaico da Caatinga – O presidente do ICMBio vai falar também sobre o lançamento, previsto para 2011, do Mosaico de Unidades de Conservação da Caatinga, que será formado pelo Parque Nacional do Catimbau, pela Reserva Biológica de Serra Negra e pela Floresta Nacional de Negreiros, todos em Pernambuco, e mais a Floresta Nacional de Araripe, no Ceará. O mosaico é um instrumento de gestão que busca integrar a administração das unidades e criar corredores ecológicos para a circulação da fauna e preservação da flora.


Costa dos Corais
– Rômulo vai anunciar, por fim, o repasse de recursos da ordem de R$ 10 milhões para a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, em Tamandaré, litoral sul de Pernambuco. Os recursos serão liberados durante os próximos 10 anos (R$ 1 milhão por ano) e empregados na administração da unidade (compra de lanchas para o patrulhamento, construção de sede, aquisição de equipamentos).

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: