segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Forças Armadas começam alistamento obrigatório


Da Redação do pe360graus.com
Começa nesta segunda-feira (3) em todo o estado o alistamento para o serviço militar. O procedimento é obrigatório para os jovens que nasceram no ano de 1993, ou seja, vão completar 18 anos em 2011. Dos cerca de 75 mil que se alistam todos os anos, 5 mil são convocados para a Marinha, Aeronáutica ou Exército após uma seleção que vai de julho a outubro deste ano.

O jovem deve procurar um dos pontos da cidade para fazer a inscrição: o Centro do Trabalhador, na avenida Norte, 5600, um posto na rua do Progresso, no bairro da Boa Vista, ou o Geraldão – para quem mora na Madalena e em Afogados. Atenção: a 21ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM) não é um local de alistamento.

Nas demais cidades de Pernambuco, o jovem deve procurar a Junta de Serviço Militar mais próxima de sai residência. Caso more no exterior, é preciso procurar os consulados ou embaixadas do Brasil.

O alistamento vai até o dia 30/4. De acordo com o coronel Roberto Baksyf, chefe da 21ª CSM, quem perder o prazo continua o alistamento a partir de 1º de maio. "Só que não vai mais ser selecionado esse ano, faz seleção de julho a outubro de 2012 para incorporação em março de 2013", explica. E quem tem mais de 18 e perdeu o prazo? “Deve procurar um desses pontos para se alistar pagando uma multa de R$ 1,38 pela perda do prazo”, explica Baksyf.

Os documentos exigidos são foto 3 x 4, comprovante de residência e documento de identificação com foto.

Após a aprovação, o candidato passará por uma experiência dentro da unidade militar. “Ele vai vivenciar dentro das Forças Armadas a rotina de um quartel – do Exército, Aeronáutica ou Marinha – que é composto basicamente por instruções que envolvem disciplina, hierarquia, virtudes e valores pregados pelas forças armadas", explica Baksyf.

O comprovante de quitação com o serviço militar é exigido ao cidadão em diversas situações, como seleção para empregos e concursos, incluindo o vestibular.


Informações:

Nenhum comentário: