sábado, 22 de janeiro de 2011

Ineditismo e superação marcam resultado do Vestibular 2011 da Covest


Foto Maira Borges
 Da Redação do pe360graus.com
Ineditismo e superação marcaram o resultado do Vestibular 2011 da Covest, divulgado nesta sexta-feira (21). Ao contrário do que costuma acontecer, o primeiro lugar não foi ocupado por um estudante do curso de Medicina ou Direito: Davi Barbosa Campos, 21 anos, do curso de Bacharelado em Música, ex-aluno de escola pública, foi o primeiro lugar geral. Com a nota 8.59, ele ultrapassou os mais de 35 mil candidatos que prestaram o vestibular.

RESULTADO | Clique e confira o listão completo da UFPE

As surpresas não param por aí. Dos dez primeiros colocados do concurso, oito foram estudantes de escolas públicas e os três primeiros de Música: Altair Silveira dos Santos, da Licenciatura, foi o segundo colocado com 8,48 pontos, e Sarah Santos Moura, do mesmo curso, conquistou a terceira colocação, com nota 8,47.

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Amaro Lins, acredita que esse resultado veio em boa hora. “A sociedade precisa despertar para a importância de profissões não tão tradicionais. A gente sempre tinha os primeiros lugares ocupados por alunos de Medina e Direito, agora os três primeiros são de Música. Estamos investindo no curso, teremos aqui em Pernambuco o centro de música mais sofisticado do País”, contou o reitor, satisfeito com o resultado.

Mas quem estava feliz mesmo foi o primeiro lugar Davi Campos, que ainda recebeu um carro da Rede Globo Nordeste. “Vou vender o carro e comprar um clarinete profissional”, comemorou. Filho de empregada doméstica, Davi sempre sonhou em ter um instrumento profissional. A mãe dele, Elsiária de Jesus Barbosa Campos, ainda não conseguia acreditar na conquista do filho. “É um milagre, um filho de emprega doméstica, de origem humilde, conseguir uma coisa dessas. Só com muita vontade de vencer mesmo”, falou, emocionada.

Vontade de vencer Davi tinha de sobra. Apesar de ser aluno de escola pública desde a 4ª série e ter uma rotina apertada, ele nunca desistiu de ser um músico profissional. “Eu estudava quando dava, no tempinho que tinha, pois tinha os ensaios e as apresentações para fazer e o trabalho sempre teve prioridade na minha vida. Era assim que tinha de ser, pois eu tinha de me manter”.

A capacidade de superação também aparece na história do aposentado de 50 anos Flávio Ramalho. Depois de passar 30 anos fora das salas de aula, ele passou no vestibular para o curso de Ciências Sociais, com nota 6,74. “Estou me sentindo renovado, pois voltar a estudar é uma dívida que tinha comigo mesmo e com as pessoas próximas que esperavam isso de mim”, revelou.

Agora o próximo passo de Flávio, Davi e demais aprovados é a matrícula. Nos campi de Recife e de Caruaru, o prazo vai de 7 e 10 de fevereiro; já em Vitória de Santo Antão, as matrículas podem ser feitas exclusivamente no dia 9 de fevereiro.

Edital matrícula UFPE EDITAL | Clique no ícone ao lado e veja todos os detalhes sobre a matrícula

Segundo a Covest, participaram do Vestibular 2011 35 mil candidatos. Eles concorreram a 6.365 vagas em 101 cursos, distribuídas nas cidades do Recife, Caruaru, no Agreste, e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Pelo segundo ano conecutivo, as maiores concorrências foram dos cursos de Medicina (29.9 candidatos/vaga) e de Direito (17,2 candidatos/vagas).

Nenhum comentário: