segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ipojuca dá inicio à operação de prevenção de acidentes com as chuvas

Escrito por Fabiana Gonçalves
Blog do Inaldo Sampaio


Equipes da Secretaria de Segurança Cidadã de Ipojuca estão percorrendo, desde a manhã de ontem (22), todas os pontos de risco da cidade, prinicipalmente em encostas de morros que foram ocupadas sem permissão oficial, para realizar o cadastramento das famílias residentes nessas áreas.Elas serão transferidas para abrigos públicos instalados no Clube Municipal de Ipojuca, no espaço do Nascedouro de Talentos e no Ginasio Municipal de Esportes do Distrito de Camela.

Estima-se em mais de oitenta o número de familias que terão de deixar as casas em morros. Elas vão receber auxilio-moradia para alugar, por tempo determinado, casas que estejam fora das faixas sujeitas a desmoronamentos ou deslizamentos de terra. As casas desocupadas serão demolidas num prazo estimado em dez dias pelas autoridades de Ipojuca. 

Três equipes de dez pesquisadores cada estão realizando os cadastramentos onde constam o numero de pessoas por familia, os móveis, utensílios e eletrodomésticos que serão guardados sob a responsabilidade da prefeitura de Ipojuca até que os abrigados encontrem um novo endereço. As ações de prevenções de desastres em Ipojuca, onde a topografia é bastante ondulada em diversas regiões, vem sendo feita há mais de cinco anos com construções de muros de arrimo e reforço de plantios nas encostas dos morros. Desde então o municipio não registra mortes nem ocorrencias graves durante os períodos de chuvas. 

O prefeito do municipio, Pedro Serafim, percorreu todas as áreas de risco logo na manhã da ultima sexta-feira (21) quando foi alertado pelas previsões meteorológicas de que fortes chuvas devem cair na região metropolitana do Recife até quarta-feira próxima. Ele instalou um gabinete de prevenção de desastres e anunciou a adoção de medidas radicais para desocupar os pontos de risco nos topos dos quais surgiram recentemente habitações resultantes de invasões ou sem a devida licença de habite-se.

Nenhum comentário: