Cerca de 83 mil candidatos foram convocados para vagas em universidades federais
A lista de aprovados em primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi divulgada neste domingo (23) pelo MEC (Ministério da Educação), um dia antes da data prevista. Foram convocados 82.949 alunos, que obtiveram vagas para estudar em universidades e institutos federais de educação por todo o país.
Veja se você conseguiu uma vaga
Ao acessar o site do Sisu, os estudantes podem clicar em um aviso lateral, que leva a uma página interna. Neste link é possível localizar os nomes dos aprovados por Estado, por universidade e por curso. O sistema não permite saber se o aluno passou na primeira ou na segunda opção de carreira imediatamente - esse controle depende do próprio candidato, ao conferir a lista.
O boletim com as notas individuais também foi disponibilizado. O vestibulando precisa acessar o sistema do Sisu usando seu número de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e a senha no perfil da prova.
Muitos candidatos haviam reclamado, no início da semana passada, que tiveram problemas ao tentar recuperar a senha pelo site do Sisu. Para resolver, o MEC preparou uma ferramenta no perfil do próprio estudante que permite fazer um novo pedido mesmo que o candidato tenha trocado o e-mail ou o número do telefone celular no cadastro - principal motivo pelos erros anteriores.
Matrícula
Os estudantes selecionados na primeira chamada poderão fazer sua matrícula nas universidades nos dias 27, 28 e 31 de Janeiro.
A lista de documentos (original e cópia) exigidos para matrícula nas universidades - CPF (Cadastro de Pessoa Física), certificado de conclusão do ensino médio, carteira de identidade, certificado de reservista, título de eleitor e outros, de uma forma geral - devem ser entregues nas próprias instituições de ensino, em horário comercial.
Mais de 2 milhões de inscrições foram realizadas no Sisu, que usa exclusivamente a nota do Enem para selecionar para vagas em instituições de ensino superior. Neste ano, 83 universidades, faculdades e institutos de educação federais e estaduais aderiram ao Sisu e ofereceram vagas em seus cursos pelo sistema.
Novas chamadas
O resultado da segunda chamada do Sisu está previsto para ser divulgado em 4 de Fevereiro. Já a terceira e última chamada acontece no dia 13 do mesmo mês. As novas listas serão divulgadas com vagas que não forem preenchidas com a primeira chamada do Sisu.
O sistema cresceu bastante desde 2010, quando 793 mil candidatos participaram do processo seletivo do Sisu. O número de participantes aumentou em 287 mil neste ano.
Decisões judiciais
Os novos julgamentos no Superior Tribunal de Justiça, divulgados na sexta-feira (21) pelo ministro da Educação, terminaram com a expectativa de estudantes de poderem conferir os cadernos de prova corrigidos, medida que seria garantida por uma decisão da Justiça do Ceará.
Concedida em primeira instância, a ação judicial concedida pela Justiça do Ceará visava a permitir que alunos que tiveram o exame anulado pudessem saber as razões de suas eliminações - mais de 20 mil candidatos foram excluídos do Enem, de acordo com o MEC.
Estavam em aberto, ainda, uma decisão da Justiça de Minas Gerais e outra de São Paulo, além de uma liminar do Rio de Janeiro que foi derrubada mais cedo pelo TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região).
- Todas as liminares que foram expedidas foram cassadas pelo STJ. Neste momento, nós temos total segurança jurídica [...] e, portanto, o sistema vai funcionar normalmente seguindo o cronograma dos resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário