sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão foi provocado por problema em subestação do Sertão

O problema foi identificado na subestação de Luiz Gonzaga, em Jatobá
Foto: Divulgação/ S.Silva/ Chesf
Do JC Online
Com informações de Isabelle Figueirôa, direto da Chesf

Em uma coletiva de imprensa convocada no final da manhã desta sexta-feira (4), o superintendente de operações da Companhia Hidrelétrica de São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou que o apagão em oito estados do Nordeste ocorrido durante a madrugada foi provocado por um problema na subestação de energia de Luiz Gonzaga, que fica em Jatobá, município do Sertão de Pernambuco.

Ele explicou que houve um problema em uma das cartelas (placas de sistema de proteção), por volta das 23h21, que resultou no isolamento da subestação Luiz Gonzaga do sistema. Como todo o sistema elétrico brasileiro é interligado, a falha ocasionou o isolamento de todo o Nordeste das outras estações do País.
O que teria provocado o erro na cartela - , porém, ainda está sendo avaliado pela Companhia. Pela linha de transmissão de informações, a estação de Sobradinho, na Bahia, também foi afetada. Essas duas usinas são bastante representativas para o fornecimento de energia na Região, segundo a Chesf.

De acordo com João Henrique Franklin, essa foi uma ocorrência de grande porte, inédita no histórico da Chesf. Ele destacou, porém, a eficiência na resolução do problema. "Em uma hora, já tinham cargas normalizadas em Fortaleza e em menos de três horas e meia todo o Nordeste já estava recomposto", disse o superintendente.
A última cidade a ter a energia restaurada foi Natal, no Rio Grande do Norte, quando a última carga foi recomposta.

No momento do problema, a Chesf recebia 3.200 megawats, sendo 2.400 da Região Norte e 800 do Sul e Sudeste. Essa carga corresponde a 40% da carga de toda a região naquele momento. Como a companhia perdeu essa demanda, o sistema que alimentava se sobrecarregou e desligou, automaticamente. "A causa está sendo apurada, ainda é desconhecida", afirmou o presidente da Chesf, Dilton da Conti.

Nenhum comentário: