Após a chamada nominal dos parlamentares feita pelo 1º Secretário Marcos Severino da Silva (Marcos de Porteiras do PC do B), onde foi registrada a ausência do vereador Severino João do Nascimento (Pirraia do Feijão do PR), o Presidente da Casa Legislativa Joabes Gomes da Silva (Murilo Força Jovem do PR), declarou aberta a Sessão e solicitou que fosse feita a leitura da ata da Sessão anterior que posteriormente foi aprovada por unanimidade.
O expediente contou com um Projeto de Lei oriundo do poder executivo concedendo aumento salarial aos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias o qual foi aprovado por unanimidade.
Houve também um requerimento do vereador Murilo solicitando a gestão municipal uma lista com o nome dos atuais secretários e diretores da gestão atual para que se possa identificar o responsável por cada secretaria e assim tornar a comunicação mais viável.
O vereador Marcos de Porteiras solicitou ao Gerente geral da caixa econômica informações referentes às pessoas beneficiadas pelos programas de assistência social do município com nome, endereço valores recebidos.
Da Secretaria de Assistência Social, o vereador solicitou informações referentes ao PETI do período de janeiro a dezembro de 2010 relativos compra e aquisição de merenda escolar, notas fiscais, licitações e recibos
Também foi solicitado pelo parlamentar o calendário escolar referente ao ano letivo de 2011, a Construção ou ampliação da unidade escolar localizada na área rural do município, parada de ônibus e veículos de lotação na área urbana do município, e a recuperação do sistema de esgotamento sanitário no loteamento são Gustavo as margens da PE 58.
A vereadora Neide de Roque através de requerimento Solicitou ao presidente do IPRESP informações e documentos inerentes valores depositados/aplicados nas instituições financeiras, extratos bancários atualizados de todas as contas em nome do referido instituto.
Após a aprovação dos requerimentos e por não haver mais matéria em pauta o presidente da casa legislativa encerrou a sessão e abriu espaço para as citações dos parlamentares.
Iniciando suas citações a vereadora Maria dasGraças Bezerra (Neide de Roque do PMN) parabenizou os vereadores pelos requerimentos. Quanto ao seu requerimento a vereadora ressaltou a importância de manter as contas do IPRESP em dia, pois e de lá que vai sair o dinheiro para pagar os funcionários aposentados do município, comentou também das dificuldades em obter informações da gestão municipal salientando que as mesmas são negligenciadas ou repassadas com atraso e desatualizadas.
Sobre o PET a vereadora informou que em algumas escolas do município o programa foi encerrado sem contar que duas escolas foram demolidas e espera que o requerimento do vereador marcos de porteira seja atendido porque o município precisa saber da atual situação do programa
A parlamentar finalizou seu tempo dizendo que recebeu denuncias de professores que estão sendo castigados (Perseguidos) pela gestão municipal por ter participado da ultima reivindicação publica, passeata essa que foi realizada dentro dos parâmetros legais.
O vereador José Roberto dos santos (Beto da Ambulância do PR) após cumprimentar o publico presente, comentou que houve tentativa de conversa da gestão municipal com os profissionais de educação, mas devido a problemas de comunicação não foi possível a conversa e ressaltou que uma parte das professoras que participaram da passeata já havia recebido 50% do décimo terceiro salário.
Quanto a denuncia de perseguição e castigo o vereador ressaltou que não houve uma gestão mais perseguidora que a anterior onde sofria de funcionários a população onde até os vereadores foram vitimas.
Beto finalizou dizendo que solicitou a gestão municipal fosse criada uma ouvidoria no hospital do município para que as denuncias sejam verificadas e que todos os funcionários do referido hospital usem um crachá com foto e nome bem legível para facilitar a identificação, comentou sobre o acidente sofrido com uma das ambulâncias do município e que a prefeita autorizou a contratar veiculo para caso de remoção de pessoas para a capital.
Finalizando o parlamentar parabenizou a presidência da casa pela transmissão ao vivo das reuniões através da rádio local, elogiou a gestão municipal por seus trabalhos realizados e reafirmou que o asfalto das ruas do município será realizado até o final do ano.
O vereador José Chalegre de Farias (Chalegre Vereador do PMN) após cumprimentar a todos reafirmou seu compromisso com os funcionários do município afirmando que na casa legislativa não existe palanque, pois e dever de todos defender os direitos da população.
Chalegre ressaltou a importância de fiscalizar o IPRESP, pois se a entidade quebrar a prefeitura não terá recursos para arcar com o salário dos funcionários aposentados.
Finalizando o vereador elogiou seus colegas vereadores pelos requerimentos aprovados e salientou que sempre estará a disposição da população para ajudar no que for preciso.
O parlamentar Murilo passou a presidência da casa momentaneamente Comentou sobre a e foi à tribuna para fazer suas explanações. Comentou sobre a transparência da casa e afirmou que o convênio com a rádio local facilitará aos moradores da área rural ficar informado sobre os assuntos que são tratados na casa legislativa.
Murilo elogiou os requerimentos do vereador Marcos de Porteira, pois sabe das dificuldades dos moradores da área rural têm para serem contemplados com as ações da gestão municipal
O parlamentar ressaltou a importância em cobrar da gestão publica ações que beneficiem a todos, pois e dever da gestão publica cuidar de seus munícipes sem distinção
Finalizando o parlamentar mais uma vez lembrou-se das dificuldades dos moradores da área rural que utilizam a PE 58 para se locomover e escoar seus produtos enfatizando que todos os vereadores já se pronunciaram em favor da reforma e que ninguém desistirá da luta, pois já houve reforma de rodovias de cidades vizinhas e a PE 58 continua na mesma.
Encerrando o tempo livre o vereador Marcos de porteiras teceu alguns comentários sobre a gestão municipal ressaltando a sonegação de informações a respeito da administração no tocante a educação, indagando sobre a carga horária dos alunos que não vem sendo cumprida e dos salários do professores que sempre estão sendo pagos com atraso.
O vereador ressaltou os gastos com a saúde do município dizendo que o montante gasto é suficiente para atender aos munícipes e o que vem ocorrendo e uma verdadeira calamidade.
Na área rural o parlamentar informou que até programas de ajuda e implementos para os agricultores não estão sendo realizados a contento.
Finalizando o vereador convidou a todos que queiram obter informações sobre a gestão municipal a comparecer durante o expediente com suas duvidas e perguntas que as mesmas serão transformadas em requerimentos e enviadas para os órgãos competentes
Não havendo mais inscritos o presidente da casa legislativa se despede de todos e refaz o convite para a próxima sessão que será realizada no horário regimental.
Por Orlando Leite
Nenhum comentário:
Postar um comentário