quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Celpe convoca consumidor de baixa renda


Cerca de 800 mil consumidores de baixa renda da Celpe precisam fazer o recadastramento da Tarifa Social. Destes, 66 mil clientes pernambucanos que não comprovaram possuir documentos como Número de Inscrição Social (NIS) ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), até dezembro de 2010, já começaram a sentir em janeiro o impacto da perda do desconto na conta.

Trata-se da determinação da Agência Nacional de Ener­gia Elétrica (Aneel), que exige que esses clientes residenciais com renda mensal de até meio salário mínimo apresentem à concessionária a documentação exigida pela Resolução Nº 414 da Aneel.

“Quem não se recadastrar será excluído do benefício. Janeiro foi a primeira etapa e já tirou o desconto de 66 mil pessoas. Os próximos blocos de renovação de beneficiados serão abril, julho, outubro e dezembro de 2011”, alerta a gestora da Unidade de Planejamento e Controle Comercial, Alessandra Barbosa. “O calendário de recadastramento estipulado pela agência regu­ladora segue até novembro deste ano e os procedimentos acontecem em qualquer Agência Celpe no horário de funcionamento da unidade.

Os clientes que já sentiram a perda do benefício podem voltar a receber o desconto da Tarifa Social, caso regularizem a documentação junto à concessionária. Mas é importante a atualização imediata, já que não haverá ressarcimento pelo período em que o cliente permanecer descadastrado”, avisa.

O atual beneficiário que não comprovar ser indígena ou quilombola ou que não se enquadrar no perfil baixa renda será automaticamente excluído do cadastro. Ain­da segundo a gestora, é importante, no ato do recadastramento, portar o número do NIS, emitido pelos órgãos da prefeitura da cidade do consumidor. “A Celpe não vai concluir o procedimento sem o documento. Além dis­so, não é competência da companhia emitir o NIS”, explica. Para obter mais informações sobre como e onde efetuar o cadastramento, a Celpe disponibilizou um teleatendimento gratuito (0800 081 3217).

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