sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pesquisadores ganham reforço para estudar tubarões


Da Redação do pe360graus.com
Foto: Reprodução TV Globo

Engenheiros de pesca da Universidade Federal Rural de Pernambco (UFRPE) ganharam um reforço na pesquisa sobre tubarões no litoral pernambucano. Além do barco Sinuelo, eles vão contar com um veleiro. Com o reforço, ainda será possível evitar ataques do animal. Desde 1992, foram registrados 53 ataques de tubarão no litoral pernambucano. Vinte pessoas morreram.

O Liberty, de bandeira alemã, tem 15 metros de comprimento e foi surpreendido quando entrava irregularmente em água brasileiras. Ele foi apreendido pela Receita Federal, que fez a doação, para a Universidade. Com o Liberty, os pesquisadores e os estudantes da rural poderão ir mais longe que o Sinuelo, especialmente ao Atol das Rocas e a Fernando de Noronha.

“Nós temos capturado, praticamente todo mês, tubarões agressivos, a maioria da espécie tigre. Eles são deslocados para regia do talude continental, ou seja, distante da praia, um sistema eficiente para eliminar ataques e ganhar informações sobre os processos migratórios, sem custo nenhum, praticamente”, afirmou o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, Fábio Hazin

Os estudos com tubarões começaram há 7 anos, com o barco Sinuelo, que vasculha o mar nas áreas mais próximas à praia. Há quase dois anos não há registro de ataques na costa pernambucana.

Nenhum comentário: