sábado, 12 de fevereiro de 2011

HÁ 251 ANOS NASCIA A PRIMEIRA PRISIONEIRA POLÍTICA DA HISTÓRIA DO BRASIL.



Luiz Gonzaga
Dando prosseguimento à tentativa de redescobrir a história da VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PERNAMBUCO, BRASIL E MUNDO, foi quando descobrir que a cidade de EXU tem mais motivos para se orgulhar de sua história, não só por ser a terra do rei do baião LUÍZ GONZAGA, mais também dessa grande heroína. Mas afinal quem é essa ilustre?


BÁRBARA PEREIRA DE ALENCAR nasceu em EXU, PERNAMBUCO em 11 de fevereiro de 1760, foi uma revolucionária da REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817 e da CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR. Mãe de JOSÉ MARTINIANO PEREIRA DE ALENCAR (pai do grande: jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista e romancista-JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR), TRISTÃO GONÇALVES E CARLOS JOSÉ DOS SANTOS também revolucionários.



José Martiniano de Alencar
A heroína republicana nasceu na fazenda CAIÇARA (EXU) de propriedade de seu avô LEONEL ALENCAR REGO, patriarca da família Alencar. Adolescente, Bárbara mudou-se para a vila do CRATO, NO CEARÁ, e casou com o comerciante português, José Gonçalves dos santos.
No contexto da REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817, numa das celas da FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, esteve detida Bárbara de Alencar, considerada localmente como a primeira prisioneira política da história do Brasil.
José de Alencar
A corte a manteve presa por quatro anos, transferindo-a para várias prisões em FORTALEZA, RECIFE E SALVADOR.
Morreu depois de várias peregrinações em fuga da perseguição política em 28 DE AGOSTO DE 1832, na cidade piauiense de FRONTEIRAS, mas foi sepultada em CAMPOS SALES, no CEARÁ. Seu túmulo está em processo de tombamento.
CONSEQUÊNCIAS

O CRATO projetou-se no cenário político da colônia com as lutas pró-independência, quando representante da aristocracia agrária-principalmente a família ALENCAR-engajaram-se na REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817: Independência de Portugal e instituição de um sistema republicano de governo. Apesar da repressão sofrida, o espírito de luta desta elite local a faz proclamar antecipadamente a independência, em 01 DE SETEMBRO.

Tristão Gonçalves de Alencar

Igualmente ocorre em 1824, quando essa mesma elite liberal se engaja na CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR, contrária a política absolutista de DOM PEDRO I e favorável à idéia de uma república separatista.

Em 1824, seus três filhos homens entram na luta que se chamou CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR e que incendiou as províncias nordestinas. Nesta luta, ela viu morrer dois dos seus filhos, CARLOS DE ALENCAR E TRISTÃO GONÇALVES DE ALENCAR.




Veja agora algumas fotos antigas da cidade do Crato-CE.






Mais uma bela história, tirada da escuridão da historiografia oficial.






Um grande abraço até a próxima.
Por Johnny Retamero 



Nenhum comentário: