domingo, 27 de fevereiro de 2011

Presidente da Câmara após discurso se ausenta de mais uma Sessão

A sessão da casa Diogo de Braga da ultima terça feira (23), teve inicio com vinte minutos provocados pelo presidente da Câmara, José Aglailson (PSB).

Nesta Sessão o vereador Irmão Duda a exemplo do presidente também chegou atrasado à falta ficou por conta do 1º secretário Dr. Sylvio Gouveia (PSB), fazendo com que o 2º Secretário Novo da Banca (PSB) assumisse suas funções para essa sessão.
Após a leitura e aprovação da ata da sessão anterior foram lidos requerimentos e projetos pelo vereador Novo da Banca que duraram mais de 40 minutos provocando a saída do vereador Mano Holanda (PMDB).

Sendo o primeiro a falar José Aglaílson disse ter feito uma visita à Ordem das Irmãs que moram no Engenho Bento Velho, e ficou estarrecido com o abandono em que se encontra a Igreja do local.

Desfiando seu rosário de denuncia, Aglailson mais uma vez falou do descaso com a Casa da Criança, falta de médicos nos postos de saúde, também disse ter sido responsável pela construção da ponte do Areal, ter implantado o Bolsa Família, CENOV e outras maravilhas mais, quanto ao fato de ter sido taxado de "Ficha Suja", defendeu-se dizendo que “existe o erro técnico e o erro doloso e eu sou fixa suja Elias lira também é.

O presidente da Casa disse ter sido o melhor prefeito que Vitória já viu e que em 2012 fará uma gestão ainda melhor, Afirmou que nunca usou de agressão física e calunias apenas se defendeu dos que o ofenderam em eleições passadas, em seguida abandonou a Sessão passando a presidência para Dr. Saulo, informando que precisava visitar seu filho que se encontrava internado no Hospital Real Português, em Recife, com problemas renais.

Geraldo Enfermeiro iniciou suas explanações reclamando das condições dos gabinetes, pediu informações a respeito do tombamento do patrimônio da casa Diogo de Braga lembrando que existe um acervo com documentos e móveis datados de mais de150 anos.

Reclamou dos valores da construção do anexo da câmara têm consumido dizendo ser um absurdo uma construção que desvirtua um prédio histórico, afirmando que o dinheiro gasto daria para construir um prédio em outro lugar e reformar um prédio histórico do Município.

Mais uma vez Geraldo Enfermeiro denunciou que o Prefeito do município pediu de cada morador 20 sacos de cimento para a realização de calçamentos das ruas próximas ao AABB, e que a gestão municipal entrava com a mão de obra e solicitou de novo a presença do Secretário de Planejamento, Sr. Barbosa, para explicar uma série de questões levantadas pelo mesmo.

O vereador Pedro Queiroz (PPS) inicia seu tempo pedindo que o cumprimento do Regimento Interno seja obedecido no tocante ao tempo definido para as explanações e os apartes dos colegas. Também pediu explicações pelo fato de vereadores que compõe a mesa diretora fazerem parte das Comissões da Casa, ferindo assim as regras do Regimento Interno.

Pedro Queiroz disse não entender um ofício enviado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), recomendando a Câmara fazer uma auditoria nas construções das empresas que estão se instalando em Vitória, afirmando que a Câmara não tem competência para isso devido ao fato das empresas estarem usando verbas próprias.

Sendo o ultimo a falar o vereador André de Baú (PMN) concordou com o raciocínio do vereador Pedro Queiros sobre o oficio do TCE.
Andre fez um requerimento verbal ao Secretario de Cultura Turismo e Esporte do município para que o mesmo agilizasse o dinheiro que sai para as agremiações, pois as mesmas só recebem de dois a três meses depois do carnaval prejudicando assim a produção das roupas e alegorias das mesmas.

Finalizando André se lembrou da necessidade em especial de manter viva a tradição do clube taboquinhas em folia, quanto aos blocos que utilizam trios elétricos com cordão de isolamento o parlamentar acha que a prefeitura não deveria liberar dinheiro, pois os mesmos funcionam como uma empresa ao vender seus kits gera interesses financeiros.
“O que a prefeitura poderia fazer a favor desses blocos, seria adequar a altura dos fios da rede elétrica para que eles trafeguem com segurança” pontuou o parlamentar.

Apesar de ter sido criticado pelo vereador Geraldo enfermeiro o projeto que muda o nome da Rua Antonio Dias Cardoso para Professora Lenira Santos, foi aprovado pela maioria presente.

Por Everton Alambergue
com Orlando Leite

Nenhum comentário: