sábado, 12 de março de 2011

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER MARCOU O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE MARIA BONITA


MARIA GOMES DE OLIVEIRA, vulgo MARIA BONITA, nasceu em Glória em 08 de março de 1911 e morreu em 28 de julho de 1938. Foi a primeira mulher a participar de um grupo de CANGACEIROS.
Nascida no sítio MALHADA DA CAIÇARA, do município de PAULO AFONSO, na época município GLORIENSE, na BAHIA.

Foto na parede da casa (hoje transformada em museu)
onde morou  Maria Bonita
Depois de um casamento frustrado, em 1929 tornou-se mulher de VIRGULINO FERREIRA DA SILVA, o LAMPIÃO, conhecido como o “REI DO CANGAÇO”. Continuou morando na fazenda dos pais, mas um ano depois foi chamada por LAMPIÃO para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros, com quem viveria por longos oito anos.
Maria Bonita ao lado de Lampião
Com o cangaceiro, MARIA BONITA teve uma filha de nome EXPEDITA FERREIRA NUNES e os gêmeos ARLINDO E ANANIAS GOMES DE OLIVEIRA, assim como nasceram mais dois filhos, sendo natimorfos. Morreu em 28 de julho de 1938, quando foi degolada ainda viva pela policia armada oficial (conhecida como VOLANTE), assim como LAMPIÃO e outros nove cangaceiros.

Maria Bonita
FONTE: ARAÚJO, Antônio Amaury Corrêa de. Lampião: as Mulheres e o Cangaço. São Paulo: Traço Editora, 1984.




Por Johnny Retamero

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Mulher essa Maria Bonita. A história de Maria bonita até hoje a muitos encantam, uma grande mulher de simplicidade e humildade incrível, casada com um dos caras mais temidos da época, o encanto da morena amoleceu o coração do cangaceiro lampião. É primeiro foi Maria, menina que cedo casou, Zé neném não soube valorizar a Maria que tinha em casa. Ai Lampião aproveitou, reconheceu que além de Maria, bonita também era e, por sua esposa a tomou, nascendo assim um grande amor que só a triste morte separou. Escola Municipal Weigélia Galvão Curso do Magistério Disciplina: História Tema: Maria bonita Aluna: Elenilse Silva dos Santos Série: 2º "B" Turno:Noite