quarta-feira, 30 de março de 2011

Eleitor de Caruaru entra em nova era

BRUNO BASTOS

CARUARU - Começou oficialmente ontem o recadastramento biométrico dos eleitores dos municípios de Caruaru, Vicência, Macaparana, Sanharó, Aliança e Catende. Seguindo uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pretende ter 10% do eleitorado brasileiro votando nas novas urnas com leitor de impressões digitais já em 2012, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Caruaru para dar maiores esclarecimentos sobre a mudança.

O corregedor regional eleitoral, Saulo Fabianne, que representou o desembargador Ricardo Paes Barreto durante a cerimônia, explicou que a biometria “é um caminho sem volta para garantir a segurança na identificação do eleitor”.

A partir de hoje, todos os eleitores dos seis municípios vão ter seus títulos cancelados e terão que comparecer novamente à Justiça Eleitoral para deixar registradas as marcas dos dedos e uma foto, que serão usadas para identificá-los no dia do pleito. Os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Quem não comparecer vai ficar impedido de votar nas eleições municipais do ano que vem.
Os eleitores precisam levar a carteira de identidade - habilitação e passaporte não serão aceitos -, comprovante de residência e, se possível, o título de eleitor para o recadastramento. Uma demonstração do processo, que leva cerca de cinco minutos, foi realizada na tarde de ontem após a audiência pública. Segundo o TRE-PE, até o fim de 2011 mais quarenta cidades do estado devem iniciar seus períodos de recadastramento.

Com praticamente 200 mil eleitores a mais de um ano das eleições de 2012, a cidade de Caruaru vive a expectativa de ter pela primeira vez um pleito em dois turnos. Mas o recadastramento dos eleitores acabou se transformando em polêmica na cidade, já que pode representar uma diminuição no número de votantes - e, portanto, afastar a hipótese de dois turnos.

O vice-governador João Lyra Neto (PDT) destacou que “não é o objetivo do TRE fazer uma eleição em dois turnos, mas garantir que a cidade tenha uma quantidade de eleitores condizentes com a realidade”. Já o deputado estadual Tony Gel (DEM) também minimizou a influência da recontagem na votação de 2012. “Se o cadastramento biométrico proporcionar essa oportunidade, tudo bem. Se não, daqui a cinco ou seis anos”, afirmou.
Folha de Pernambuco

2 comentários:

Anônimo disse...

o que mim chamou a tenção foi o shoopping center tv radio facudade maria do carmo da silva 2c Weigélia Galvão

Anônimo disse...

Não imaginava que Juazeiro fosse uma cidade tão linda e tão grande,com muitos recursos pra população e muita cultura. Conhecia apenas através dos romeiros que lá ia visitar. Fiquei encantada com sua beleza.
Maria josé.s.o.silva
Escola weigélia galvão