Concurseiros, principalmente os pernambucanos, já devem começar os preparativos para alguns concursos públicos considerados como certos para acontecer este ano. Entre eles estão o do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), Polícia Civil de Pernambuco, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe). Além desses, concursos nacionais como o do INSS, Polícia Federal e Correios devem reservar oportunidades para Pernambuco.
Outro certame bastante aguardado é o do Tribunal Regional do Trabalho da 6a região (TRT-6a), com sede em Pernambuco. O Projeto de Lei (PL) 7.625/2010, que cria nove varas da Justiça do Trabalho no interior pernambucano, teve no final do ano passado parecer favorável do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), o deputado Gonzaga Patriota. O PL seguirá para apreciação pelo Plenário da Câmara dos Deputados, após ser discutido e votado pela CCJC..
O projeto propõe também a criação de nove cargos de juiz do trabalho, dois cargos de juiz do trabalho substituto, 96 de analista judiciário e 24 de técnico judiciário, além de 11 cargos em comissão. As varas do trabalho a serem criadas serão localizadas nas cidades de Carpina, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Palmares, Petrolina, Ribeirão e São Lourenço da Mata. Acompanhe a tramitação do projeto nesse link
Após ter o concurso público anulado, em virtude de diversas irregularidades cometidas pela organizadora Conesul, o TRE-PE deverá realizar no 2o semestre deste ano um novo certame. A banca organizadora e a quantidade de vagas a serem oferecidas ainda não foram definidas pelo tribunal. Devido a exonerações e aposentadorias, esse número deve ser maior, comparado ao do certame passado que disponibilizou 16 vagas. Antes de iniciar os preparativos para o próximo concurso, o tribunal devolverá as taxas de inscrição, referentes ao certame anulado, que foram de R$ 13,68, para cargos que exigiam nível médio, e R$ 18,24, para os de nível superior.
O concurso da Sefaz-PE também é bastante esperado pelos concurseiros. O certame deverá oferecer 62 vagas para cargos de nível superior, mas o número poderá aumentar devido à carência de pessoal da secretaria que realizou há 18 anos o último concurso público. A Polícia Civil de Pernambuco fará concurso público para preencher aproximadamente 500 vagas para o cargo de delegado. Já a CTTU prepara seleção com cerca de 300 oportunidades, distribuídas entre postos de nível médio e superior.
A Jucepe foi orientada, em 2008, pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco a realizar concurso para preencher 196 vagas de nível médio e superior. No entanto, a autarquia ainda não concluiu os procedimentos para a realização da seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário