domingo, 20 de março de 2011

HÁ 66 ANOS NASCIA A PIMENTINHA ELIS REGINA

Elis Regina
PARTE 3


Anos de chumbo

Elis Regina criticou muitas vezes a ditadura brasileira, nos difíceis Anos de chumbo, quando muitos músicos foram perseguidos e exilados. A crítica tornava-se pública em meio às declarações ou nas canções que interpretava.
Em entrevista, no ano de 1969, teria afirmado que o Brasil era governado por gorilas (há ainda controvérsias em relação a essa declaração. Existem arquivos dos próprios militares onde ela se justifica dizendo que isso foi criado por jornalistas sensacionalistas). A popularidade a manteve fora da prisão, mas foi obrigada pelas autoridades a cantar o Hino Nacional durante um espetáculo em um estádio, fato que despertou a ira da esquerda brasileira.

Sempre engajada politicamente, Elis participou de uma série de movimentos de renovação política e cultural brasileira, com voz ativa da campanha pela Anistia de exilados brasileiros.
Joao Bosco

O despertar de uma postura artística engajada e com excelente repercussão acompanharia toda a carreira, sendo enfatizada por interpretações consagradas de O bêbado e a equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc), a qual vibrava como o hino da anistia.
Henfil
Betinho









A canção coroou a volta de personalidades brasileiras do exílio, a partir de 1979. Um deles, citado na canção, era o irmão do Henfil, o Betinho, importante sociólogo brasileiro. Também merece destaque, o fato de Elis Regina ter se filiado ao PT, em 1981.

Aldir Blanc
Outra questão importante se refere ao direito dos músicos brasileiros, polêmica que Elis encabeçou, participando de muitas reuniões em Brasília. Além disso, foi presidente da Assim, Associação de Intérpretes e de Músicos.

Últimos momentos

Causando grande comoção nacional, faleceu aos 36 anos de idade em 19 de janeiro de 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, e bebida alcoólica.
Choram Marias e Clarices… Chora a nossa pátria mãe gentil. Em busca de um sol maior, Elis Regina embarcou num brilhante trem azul, deixando conosco a eternidade de seu canto pelas coisas e pela gente de nossa terra. E uma imensa saudade.
— Agência de Publicidade



Elis é mãe de João Marcelo Bôscoli, filho do seu primeiro casamento com o músico Ronaldo Bôscoli, e de Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, filhos de seu segundo marido, o pianista César Camargo Mariano.

FRASES DE ELIS:
"Sempre vou viver como camicase. É isso que me faz ficar de pé"
 "Me apaixonei pela minha voz".
 "Neste país, só há duas que cantam: Gal e eu."
 "Quero saber é do brasileiro, não estou preocupada em clonar minha orelha e sair para a rua para chamar a atenção".
 "Um dia as pessoas vão descobrir que Dalva de Oliveira é a nossa Billie Holiday".
 "Cantar, para mim, é sacerdócio. O resto é o resto."
 "Me tomam por quem? Um imbecil? Sou algo que se molda do jeitinho que se quer? Isso é o que todos queriam, na realidade. Mas não vão conseguir, porque quando descobrirem que estou verde já estarei amarela. Eu sou do contra. Sou a Elis Regina do Carvalho Costa que poucas pessoas vão morrer conhecendo".


POR JOHNNY RETAMERO







2 comentários:

Anônimo disse...

Bela musica,parabéns ao colunistas do blog por nos mostrar o grande talento dessa cantora que se tornou um mito,iniciou sua carreira tão jovem e nos deixou muito cedo.uma bela frase que a Elis falou meses antes de sua morte chamou minha atenção:
“Não tenho tempo para desfraldar outra bandeira que não seja a da compreensão,do encontro e do entendimento entre as pessoas”.obrigada a todos que fazem o blog por mostra cultura, talento dessa mulher que deixou sua marca entre nós.
abraços Rita rocha

Anônimo disse...

TENHO APENAS 17 ANOS MAS ADMIRO MUITO A CORAGEM,O TALENTO DESSE GRANDE MULHER.
A ELIS DEIXOU SUA MARCA E SUA VOZ NO CORAÇÃO DO POVO BRASILEIRO.
QUE SUA MORTE INESPERADA E TRÁGICA SIRVA DE LIÇÃO,AOS JOVENS DE HJ.
PARABENS AO BLOG POR NOS MOSTRA A HISTÓRIA DA ELIS E SUA BELAS MUSICAS.
ABRAÇOS JARDSON ROCHA
ESTUDANTE
COLÉGIO PONTES DE MIRANDA FEIRA NOVA