sábado, 26 de março de 2011

HÁ 167 ANOS NASCIA PADIM CIÇO

Padre Cícero(a direita) com um amigo
PARTE 2
 APOSTOLADO
 Uma vez instalado, formado por um pequeno aglomerado de casas de taipa e uma capelinha erigida pelo primeiro capelão PADRE PEDRO RIBEIRO DE CARVALHO, em honra a NOSSA SENHORA DAS DORES, padroeira do lugar, ele tratou inicialmente de melhorar o aspecto da capelinha, adquirindo várias imagens com as esmolas dadas pelos fiéis.
Nossa Senhora das Dores
Depois, tocado pelo ardente desejo de conquistar o povo que lhe fora confiado por Deus, desenvolveu intenso trabalho pastoral com pregação, conselhos e visitas domiciliares, como nunca se tinha visto na região. Dessa maneira, rapidamente ganhou a simpatia dos habitantes, passando a exercer grande liderança na comunidade.
Paralelamente, agindo com muita austeridade, cuidou de moralizar os costumes da população, acabando pessoalmente com os excessos de bebedeira e com a prostituição.
Restaurada a harmonia, o povoado experimentou, então, os passos de crescimento, atraindo gente da vizinhança curiosa por conhecer o novo capelão.

Para auxiliá-lo no trabalho pastoral, PADRE CÍCERO resolveu, a exemplo do que fizera PADRE IBIAPINA, famoso missionário nordestino, falecido em 1883, recrutar mulheres solteiras e viúvas para a organização de uma irmandade leiga, formada por beatas, sob sua inteira autoridade.
Atuou sempre com zelo na recepção dos imigrantes, dentre eles pode-se destacar JOSÉ LOURENÇO GOMES DA SILVA, líder do CALDEIRÃO DE SANTA CRUZ DO DESERTO.
 SUPOSTO MILAGRE
 No ano de 1889, durante uma missa celebrada pelo padre Cícero, a hóstia ministrada pelo sacerdote à beata MARIA DE ARAÚJO se transformou em sangue na boca da religiosa. Segundo relatos, tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre em JUAZEIRO.
Beata Maria de Araújo
A pedido de PADRE CÍCERO a diocese formou uma comissão de padres e profissionais da área de saúde para investigar o suposto milagre. A comissão tinha como presidente o PADRE CLIMÉRIO DA COSTA  e como secretário o PADRE FRANCISCO FERREIRA ANTERO, contava, ainda, com a participação dos médicos MARCOS RODRIGUES MADEIRA E ILDEFONSO CORREIA LIMA, além do farmacêutico JOAQUIM SECUNDO CHAVES. Em 13 de outubro de 1891, a comissão encerrou as pesquisas e chegou à conclusão que não havia explicação natural para os fatos ocorridos, sendo, portanto um milagre.
Insatisfeito com o parecer da comissão, o bispo DOM JOAQUIM JOSÉ VIEIRA nomeou uma nova comissão para investigar o caso, tendo como presidente o PADRE ALEXANDRINO DE ALENCAR e como secretário o PADRE MANOEL CÂNDIDO. A segunda comissão que não houve milagre, mas sim um embuste.
DOM JOAQUIM se posicionou favorável ao segundo parecer e, com base nele, suspendeu as ordens sacerdotais de PADRE CÍCERO e determinou que MARIA DE ARAÚJO fosse enclausurada.
Papa Leão XIII
Em 1898, PADRE CÍCERO foi a ROMA, onde se reuniu com o PAPA LEÃO XIII e com membros da CONGREGAÇÃO DO SANTO OFÍCIO, conseguindo sua absolvição. No entanto, ao retornar a JUAZEIRO, a decisão do VATICANO foi revista e PADRE CÍCERO chegou a ser excomungado, porém, estudos realizados décadas depois pelo bispo DOM FERNANDO PANICO sugerem que a excomunhão não chegou a ser aplicada de fato. Atualmente, DOM FERNANDO conduz o processo de reabilitação do PADRE CÍCERO junto ao VATICANO.
Em 1977 foi canonizado pela IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA BRASILEIRA (não há romana).
 Continua...

POR JOHNNY RETAMERO

Nenhum comentário: