quinta-feira, 31 de março de 2011

Processo Judicial Eletrônico será implantado no TJPE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) será o primeiro Tribunal estadual a implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJE) no País. Uma equipe formada por conselheiros e juízes auxiliares do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) visitou o Fórum Thomaz de Aquino, nesta manhã (31) para a implantação do projeto no 24º Juizado Especial das Relações de Consumo.  

Em março de 2010, o TJPE firmou parcerias de cooperação técnica para o desenvolvimento do novo sistema de Processo Judicial Eletrônico com outros Tribunais, dentre eles o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Desenvolvido pelo CNJ, o PJE, é um sistema que controla a tramitação de atos em processos exclusivamente eletrônicos. O objetivo é unificar os diversos sistemas, racionalizar gastos públicos e permitir o intercâmbio de informações entre os tribunais.

Para viabilizar a implantação do PJE no âmbito do Judiciário pernambucano, o presidente do TJPE instituiu, através de portaria assinada em maio de 2010, um Comitê Gestor do PJE. Ao grupo, cabe a tarefa de propor diretrizes estratégicas para o desenvolvimento do sistema eletrônico de controle de processos judiciais.
Com infotmações da assessoria

Nenhum comentário: