quarta-feira, 6 de abril de 2011

Alunos de Bezerros são alvo de campanha municipal contra a dengue



Da Redação do pe360graus.com

O combate à dengue ganhou novos aliados em Bezerros, no Agreste pernambucano, durante esta semana. Uma força-tarefa está percorrendo escolas do município para conscientizar as crianças e transformá-las em divulgadores da importância da prevenção.

 
Os alunos do Grupo Escolar Rui Barbosa foram os primeiros a receber a iniciativa, que contou com teatro de mamulengos e paródias recitadas em jogral.  Bezerros está em alerta, porque é um dos 24 municípios do País com risco de surto de dengue. Isso porque o índice de infestação é alto: 10,2% dos imóveis têm foco do mosquito, número considerado acima do desejado pelo Ministério da Saúde.

 
Para o trabalho de eliminação dos focos do Aedes Aegypt, a Secretaria de Saúde quer contar com o apoio popular, justamente através das crianças. “A criança é um meio de comunicação que leva a informação para suas casas. Através da educação das escolas, teremos uma grande ajuda no combate ao mosquito”, acredita Maria das Graças de Castro, secretária de Saúde de Bezerros.

Eles estão com a lição na ponta da língua. “Não deixar água parada em pneus, tem que deixar os reservatórios cobertos, tem que cuidar das plantas e colocar areia nos pratinhos”, enumera Ítalo Peixoto, de 10 anos.

Para reforçar, veja as pequenas ações diárias que podem ajudar a combater os focos do mosquito da dengue:

» Guarde garrafas e baldes vazios de cabeça para baixo;

» Deixe a tampa de vasos sanitários sempre fechada;

» Lave bem o suporte de água mineral na hora da troca;

» Coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas;

» Lave a vasilha de comida dos animais, pelo menos, uma vez por semana com bucha, sabão e água corrente;

» Feche bem sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada;

» Mantenha a caixa-dágua fechada, assim como tonéis e outros depósitos com água;

» Confira se todos os ralos da casa estão desentupidos e, se não estiver usando, deixe-os fechados;

Qualquer dúvida ou informação sobre a dengue pode ser obtida junto à Secretaria Estadual de Saúde, pelo número 0800.286.2828.

Nenhum comentário: