terça-feira, 19 de abril de 2011

HÁ 68 ANOS FOI INSTITUÍDO O DIA DO ÍNDIO



Foto da Internet
19 DE ABRIL
PARTE 1



A música de Jorge Benjor diz que "todo dia era dia de índio", lembrando que os índios que viviam no Brasil eram donos da terra quando ele foi descoberto. 

Mas em outra estrofe, Benjor lembra que "agora ele só tem o dia 19 de abril".

Em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. 

Como estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite.

Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer.

Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano.

Getúlio Vargas
No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio em 19 de abril.
DE ONDE VEM OS ÍNDIOS?

Existem muitas teorias, algumas até excêntricas, sobre a origem dos índios no continente americano, mas nenhuma comprovada. 

Ainda hoje, físicos, geólogos, arqueólogos, antropólogos e etnólogos dedicam-se a pesquisas para descobrir de onde vêm os índios, os primeiros habitantes da América.

Esses profissionais trabalham em conjunto e utilizam os conhecimentos uns dos outros: os paleontólogos são especialistas em animais fósseis, entre os quais está o homem; 


o antropólogo compara as características biológicas herdadas pelos ameríndios e as dos habitantes de outras partes do mundo;


o arqueólogo estuda os objetos fabricados pelas sociedades que já desapareceram;


o etnólogo estuda a distribuição de objetos fabricados pelas sociedades indígenas atuais e seus costumes, comparando-os com os de povos de outras partes do mundo e o lingüista dispõe de técnicas para identificar as línguas de mesma origem, o que levanta a hipótese de uma possível origem comum para os povos que as falam.

Os estudos sobre o povoamento da América começam pela análise de antigos esqueletos índios, passam pela disposição geográfica desses achados e por estudos detalhados que permitem estabelecer o seu tempo de existência.


O objetivo disso tudo é conhecer os pontos por onde os primitivos habitantes chegaram ao continente, quando isso aconteceu, de onde vieram e como foi direcionado o povoamento do Novo Mundo.

Mesmo sem chegar a uma teoria comum a todos, a maioria dos estudiosos considera que o homem não surgiu da América. 


Provavelmente ele veio de fora e sua presença parece ser mais recente no Novo Mundo.

Os pesquisadores acham que os índios são descendentes de asiáticos, que vieram através do Estreito de Bering, sendo esta a migração mais importante para o povoamento da América. 


Estima-se que os primeiros habitantes chegaram ao continente americano há 40 mil anos passados, na última idade glacial.

CONTINUA...








POR JOHNNY RETAMERO

3 comentários:

Anônimo disse...

SUGESTÃO:
Como sugestão para a próxima história a ser contada daria Os Jornais vitorienses pré - século 21.

Anônimo disse...

Caro Amigo leitor obrigado pela sua sugestão. Esse é o objetivo do nosso blog divulgar principalmente a história da Vitória de Santo Antão. Mas a missão não é nada fácil, pois, tempos atividades paralelas, além disso, o instituto histórico não está aberto ao público ainda. Temos alguns materiais e aos poucos estamos divulgando. Se não leu leia o link história da vitória de Santo Antão lá você encontrará algumas história com relatos dos jornais vitorienses, outra leia sobre a guerra dos mascates e verá sobre Pedro Ribeiro. Agora para o mês de Maio se prepare que virá grandes reportagens com ênfase em Vitória. Saudações e continue conosco. A DIREÇÃO.

Anônimo disse...

Os indios sao importante na história do Brasil,foram os primeiros habitantes, viveram em situaçoes sub desumana,algumas tribos hj em pleno mundo moderno ainda vivem em situação precária.sabemos tambem que a educação indígena se expandiu, houve um incremento no número de professores indígenas formados e hoje há um número significativo de estudantes índios cursando as universidades. mas ainda precisa fazer muita coisa por esse povo sofrido,tanto na condição de vida quanto na saúde e na educação.o Brasil e maravilhoso com essa mistura de raças e culturas,mas ainda a muito a desejar.
obrigada ao blog por nos dar o prazer de ler matérias de qualidade.
abraços Rita rocha