Getúlio Vargas |
Em 1933 o presidente do Brasil era GETÚLIO VARGAS ,que tinha dado o golpe na REVOLUÇÃO DE 30 e por conta da REVOLUÇÃO DE 32 prometeu convocar uma ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE ,para a elaboração de uma nova CONSTITUIÇÃO PARA O BRASIL.
Os governadores de ESTADO, eram interventores indicados pelo presidente e neste ano em caráter temporário o presidente VARGAS cria a lei provisória eleitoral, que da as mulheres o direito de voto. Ai que entra nossa conterrânea MARTHA DE HOLLANDA, sua história será contada posteriormente. Logo abaixo vocês veram duas notas do JORNAL PEQUENO DO RECIFE.
ELEIÇÕES DE 1933
Lima Cavalcanti |
NOTA DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE O PLEITO
O interventor LIMA CAVALCANTI dirigiu aos prefeitos do interior do ESTADO o seguinte telegramma:
<Devendo ter logar trez maio próximo eleição para representantes PERNAMBUCO na ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE recommendo-vos as necessárias providencias afim de que pleito decorra maior ordem assegurada plena liberdade voto. Obedecendo norma traçada meu governo farei punir quem quer que procure pertubar bom andamento trabalhos precisando portanto de vossa vigilância e demais autoridades desse município, ás quaes deveis dar sciencia do presente. Saudações-(a) INTERVENTOR LIMA CAVALCANTI.
A CANDIDATURA MARTHA DE HOLLANDA
Martha de Hollanda |
A escriptora MARTHA DE HOLLANDA, candidata avulsa á COUSTITUINTE prestigiada por valiosos elementos femininos, tem estado em grande actividade.
No interior do Estado fundaram comitês femininos que trabalham pela Victoria de sua candidatura.
FONTE E TEXTO ORIGINAL: JORNAL PEQUENO DO RECIFE 26 DE ABRIL DE 1933.
OBS: PORTUGUÊS ESCRITO FOI MANTIDO COMO NO ORIGINAL.
POR JOHNNY RETAMERO
Nenhum comentário:
Postar um comentário