terça-feira, 12 de abril de 2011

HÁ 82 ANOS EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO FALECIA O CAPITÃO TOTA

Capitão Antônio de Mello Verçosa
ANTÔNIO DE MELLO VERÇOSA nasceu em 06 de agosto de 1856 em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO e faleceu em 11 de abril de 1929 também na mesma cidade. Foi um dos maiores políticos do século XIX, no nosso município.

Filho de família humilde, logo cedo, precisou trabalhar por volta dos 16 anos, na padaria e loja de conveniência do Sr. JOAQUIM DA ROCHA. Com uma habilidade espantosa, o mesmo logo chega à gerente dos estabelecimentos.
 Depois de alguns anos o Sr. JOAQUIM DA ROCHA falece deixando viúva a Sra. EMILIANA DE HOLANDA LEITE.

Emiliana de Hollanda Leite
A Sra. EMILIANA fica numa situação difícil, pois, ela não entendia de negócios, bem como, não era comum uma mulher virá dona de negócios.

Segundo a Sra. MARIA ANTONIETTA neta de MELLO VERÇOSA dizia: “A SENHORA EMILIANA NÃO TEVE ALTERNATIVA A NÃO SER PEDIR A MELLO VERÇOSA EM CASAMENTO”.

O mesmo, prontamente aceitou logo se tornou um dos comerciante mais rico e influente da cidade, ganhou o título de CAPITÃO e mais tarde como proprietário de terras o de CORONEL.
RESTAURANTE LEITE FUNDADO EM 1882
MELLO VERÇOSA se tornou conhecido a capital pernambucana, onde era certo encontrá-lo no restaurante LEITE (Praça da República) e no café LAFAYETTE (1°de março). 
Café Lafaytte(notem o Bonde Puxado a Burros)
Tinha uma forma de negociar incomum, quando chegava um cliente em sua loja, VERÇOSA perguntava “O SENHOR (A) JÁ TOMOU CAFÉ, se a resposta do cliente fosse negativa o comerciante o encaminhava para a sua residência na Rua da SALGADEIRA (hoje MELLO VERÇOSA junto ao HOSPITAL PRONTO SOCORRO), onde os escravos já orientados a tratar bem o convidado com um belo banquete.

Em relação com os escravos, era fraternal, os mesmos chamavam de pai (as mulheres) e CAPITÃO TOTA (os homens e amigos íntimos).
MARIA ANTONIETTA 
Contava Dona ANTONIETTA, que em uma ocasião o feitor teria colocado um escravo no tronco e o açoitado, VERÇOSA revoltado mandou colocar o feitor no tronco e o surrou dizendo: “AQUI NINGUÉM BATE NOS MEUS ESCRAVOS”.
Sobre a família falaremos em outra oportunidade. MELLO VERÇOSA foi um dos ilustres vitorienses que colaborou com o TEATRO EM VITÓRIA.
Café Lafayette - Rua 1°de Março em Recife 1900
Na política entra para o PARTIDO REPUBLICANO FEDERAL e junto com o Dr. HENRIQUE LINS protagoniza a política em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO nos fins do século XIX e as duas décadas primeiras do século XX, com as ordens do Dr. FRANCISCO ROSA E SILVA até 1912, na chamada ERA ROSISTA (reveja as matérias do ROSISMO).
FRANCISCO ROSA E SILVA


VERÇOSA se elege vereador em 1877(21 anos), depois ao longo do império se tornaria presidente da Câmara e das Intendências.
ALBERTINA E DOMINGOS CRUZ MUSTAKLEB
Mais seu grande sonho era ser PREFEITO, onde acabara acontecendo em 1907, onde na vida pessoal, o mesmo estava vivendo momentos difíceis. Em 1906 perde sua única filha a Sra. ALBERTINA MUSTAKLEB e em 1907 sua companheira, deixando para ele criar três netas pequenas para cuidar. 

Na intimidade gostava de jogar carteado, fumar cigarros LAFAYETTE e CHARUTOS, receber correligionários e amigos, entre os amigos destacamos o grande pároco 
da MATRIZ DE SANTO ANTÃO Pe AMÉRICO PITTA.
PADRE AMÉRICO PITTA
Seu primeiro mandato de 1907-1910 termina com o mesmo dando inicio a construção da cadeia municipal e restauração das ruas que era de barro na época. Já os mandatos de 1920 e 1927, falaremos em outra oportunidade.

Apesar de rico, VERÇOSA se destacou como: religioso, caridoso, humilde, cordial, tanto que tem um ditado que diz “A IMPORTÂNCIA DO HOMEM PODE SER COMPROVADA PELO TAMANHO DO CORTEJO FÚNEBRE”.

CORTEJO FÚNEBRE- FOTO ILUSTRATIVA
Aos 72 anos, vitima de úlcera e enfisema pulmonar, o velho VERÇOSA deixa esse mundo. Seu cortejo é acompanhado por uma multidão, divididos em duas alas, a 1ª junto ao caixão é de familiares, amigos e a sociedade vitoriense. “A 2ª é a dos menos afortunados entres eles pobres e meretrizes que chorando e acenando com lenços brancos diziam”: “ E AGORA O QUE SERÁ DE NÓS SEM O NOSSO PAI?”.
O seu corpo foi em enterrado no cemitério de SÃO SEBASTIÃO, onde existe o jazido da família.
JOSÉ JOAQUIM DA SILVA
Em 1949, na administração do prefeito JOSÉ JOAQUIM DA SILVA avô do atual presidente da Câmara JOSÉ AGLAILSON, foi apresentado na época, pelo vereador JOSÉ BONIFÁCIO DE HOLANDA CAVALCANTI (amigo de VERÇOSA), criando um projeto, para construir o PARQUE ZOO-BOTÂNICO MELLO VERÇOSA. Tão logo sancionado pelo prefeito as obras começam, com sua inauguração em 03 de agosto de 1950.

JOSÉ BONIFÁCIO DE HOLANDA CAVALCANTI
Com essa coluna de história, o BLOG VEN tenta tornar a história de VITÓRIA DE SANTO ANTÃO acessível a todos, bem como, resgatar importantes personagens e fatos de nossa cidade do passado.


AGRADECIMENTOS

Mando em especial, um grande abraço as turmas da 5ª A, 6ª A e 5ª B do turno da manhã, onde durante as 02 aulas que fiquei escrevi esta matéria. Também envio um abraço às turmas da tarde 8ª C e 6ª D, todas da ESCOLA ESTADUAL PONTES DE MIRANDA em FEIRA NOVA-PE.

A todos os ex-alunos da ESCOLA WEIGÉLIA GALVÃO E COLÉGIO COMERCIAL PREFEITO JOSÉ JOAQUIM DA SILVA e os alunos da 8ª A, desse ano de 2011, da ESCOLA WEIGÉLIA GALVÃO o meu muito obrigado.

Mais sobre a vida desse baluarte de nossa cidade será contada no futuro.


FONTE: DEPOIMENTO DA FAMILIA
TEXTO DO AUTOR: PROFESSOR JOHNNY RETAMERO DE LEMOS
FOTOS CEDIDAS PELA FAMILIA
FOTO DO CAFÉ LAFAYETTE EM 1900- cafehistoria. ning.com


















POR JOHNNY RETAMERO

29 comentários:

Anônimo disse...

Vi sobre a historia de Antônio de Mello Verçosa
Ele Nasceu em 06 de agosto de 1856 e foi uns dos maiores politicos do municipio de vitoria de santo antao.
Tambem vi que quando ele era pequeno sofreu muito pois começo a trabalha com 16 anos na padaria.
Foi Bom conhecer a historia de 1 grande politico e sua trajetoria da vida.

Escola:Weigelia Galvao
Aluno:Gabriel Aguiar Cavalcante
Serie:8°A

DOMINGOSSAVIO disse...

O PROFESSOR JOHNNY, RESTAURANDO A HISTORIA DE GRANDES PERSONALIDES DE VITORIA DE STO.ANTAO...DESTA VEZ, MELO VERÇOSA !!!

COM CERTEZA, VIRÁ MUITO MAIS... PARABÉNS!!

Anônimo disse...

Fiquei muito impressionada,com a história de vida do capitão Tota,pois teve uma mudança de vida rápida,de pessoa humilde a pessoa tão importante em nossa cidade.Ele foi um dos maiores politicos de nossa cidade.E sua tragetória nunca será esquecida! Antonio melo verçosa(Tota).


Escola.Weigelia Galvão
Aluna:Idalva Santana
1°'D' Noite.

Anônimo disse...

numca soube que en minha cidade ouvese uma historia tão interesante como a de melo vercosa.homen lutador.que teve que trabalha cedo.en uma padaria ao seus 16 anos.e que era muito eficiente que logo passou a ser gerente..depos que casou..tornou-se capitão.propietario e terras de coronoel.achei interesante a forma que ele tinha de negocia..quando chegava clientes ele perguntava se ja tomou café.se a resposta fosse não.. ele levava pra sua residencia..ainda mas se destacou um religioso caridoso pra as pessoa mas pobres.´não sabia que ele era tão querido ao ponto das pesoa en seu enterro coloca en lenções brancos.essa frase;;(o que sera de nos sen o nosso pae).sinal que as pessoa gostavam dele..alem do mas ele estar enterrado no seniretio são sebastião não sabia..muito boa e sua historia as pessoa deveriam saber mas das historia de sua cidade fiquei enpresionada..de hoje endiante vou ler mas as historia de minha cidade...

VALDINEIDE DA SILVA SOUZA
do 1 D.. NOITE
WIGELIA GALVÃO

Anônimo disse...

Li as história de Mello Verçosa um Dos grandes politicos de vitoria , achei muito interessante começou a trabalhar com 16 anos e depois que se casou com a senhora Emiliana de Hollanda Leite , tornou-se dono de um belo e famoso restaurante e virou um importante homens de negocios era impressionante como um homem lidava tão bem com os negocios , tornou-se capitão e mais pra frente dono de terras e assim virou coronel , e muito interessante o seu carinho fraternal com os escravos que até chegou a surra em um feitor por ele ter batido em um dos seus escravos . Com seus 21 anos se torna vereador apezar de seu sonho ser prefeito não sabia que ele tinha perdido sua filha pois apezar de saber muito pouco da historia dele ele se tornou um homem muito importante para min pois cuidou das suas três netas pequenas , e vi que ele era tão rico mais mesmo assim era um homem religioso, caridoso, humilde e cordial .
não sabia que ele foi enterrado no cémiterio são sebastião . Bom ... essa historia está muito interessante não sabia de muitas coisas sobre ele e vitória !

Aluna : Maria Karolayne Da Silva Souza
Série : 8°
Weigelia Galvão

Anônimo disse...

Foi muito bom ver a historia de Mello Verçosa e ver que ele foi um grande Homem trabalhando com seus 16 anos em uma padaria .
E muito bom saber que aqui em nossa cidade ouve um grande homem é um grande politico e linda sua tragetoria de vida !

Aluna : Kerolaynne de andrade cruz
Série : 8°
Weigelia Galvão

Anônimo disse...

vi a historia de Mello Verçosa e não sabia de muitas coisas . Ele foi um grande homem começou a trabalhar com seus 16 anos . Ele Nasceu em 06 de agosto de 1856 e foi uns dos maiores politico aqui em vitoria de santo antao . Adorei a historia e vi que ele sofreu muito quando piqueno . fiquei muito impressionada com sua maneira de lidar com negocios .

Aluna : Jaine Silva Oliveira
Série : 8°
Weigelia galvão

Anônimo disse...

a historia desse homem Mello Verçosa e muito interessante ele foi um grande homem e também um grande politico , não sabia que aqui em vitoria de santo antão tinha uma historia de um Homem tão bom e tão importante . ele morreu com seus 72 anos e não sabia que ele foi enterrado no cémiterio são sebastião . Mas e linda a historia dele . E sua trajetoria de Vida !

Aluna : Milena Maria de souza silva
Série : 8 °
Weigelia galvão

ANA MARIA disse...

ANA MARIA ASSISTENTE JUDICIARIA PROFESSOR PARABÉNS POR RESGATAR A HISTORIA DE DESTA CIDADE TÃO RICA SERIA MUITO IMPORTANTE SE OS PREFEITOS E SENHORES DE PORTE MAIOR SEGUISSE O EXEMPLO DO CAPITÃO A COMO SERIA BOM VITORIA DEIXARIA DE SER A CIDADE PROBLEMATICA SER A CIDADE DE SOLUÇÕES COM MAIS CIDADANIA E RESPEITO QUEM SABE QUANDO ELES APRENDEREM A LER E VER COMO ERA VITORIA ANTES ELES SE ACORDEM E PARAM DE FAZER BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS E COMEÇEM A FAZER O CERTO POR ESTA CIDADE TÃO RICA PARABÉNS CONTINUE POR QUE FOI MUITO BOM, SABE UM POUCO DE NOSSA HISTORIA JOHNNY RETAMERO QUE DEUS TE FORÇA E SABEDORIA PARABÉNSSSSSSS

ANDREA SILVA disse...

PARABÉNS QUERIDO PROFESSOR POR NOS PRESENTEAR A NOSSA HISTÓRIA QUE TÃO RICA,SE CADA GONVERNANTE FIZESSE UM POUCO DO QUE MELLO VERSOÇA FEZ NOSSA REALIDADE DE CIDADÕES VITORIENSES SERIA BEM DIFERENTE PARABÉNS E CONTINUE NOS MAIS INFORMAÇÕES PRECIOSAS E RICAS EM NOSSA HISTÓRIA VITORIÊNSE PARABÉNS E ESTAMOS ESPERANDO A PROXIMA EDIÇÃO ATÉ LÁ

aline beltrão disse...

parabéns johnny retamero você é o professor que todos pais queriam para seus filhos seus alunos devem adorar suas aulas riquisissimas em enformações vocÊ esta perdido nesta cidade você deveria esta na universidade bagagem vc tem ate demais estou aconpanhando suas informações parabéns

ex aluna camila disse...

foi uma honra para mim ver que eu fiz parte deste projeto aprendi tanto com o meu professor que hoje ele faz falta porque eu não tenho nenhum professor que de aula como ele mim deu o meu professor é o professor da hora parabéns, no começo do projeto eu reclamava demais porque era muita coisa pra pesquisa mas dai a professora andreia começou a esclarecer as duvidas que eu tinha dai eu amei de verdade esta semana eu pedi a professora para ela fazer um projeto com minha turma sabe o que ela disse? que não sabia nem por ia eu disse aela por isso que o professor faz falta parabéns professor e quando tiver projeto irei le prestigiar

Anônimo disse...

Fiquei muito impressionada com a história desse homem Mello Verçosa vi a história e não sabia de muitas coisas que o senhor revelou na história não sabia que aqui em vitória de santo antão tinha essas essas pessoas tão importantes
aluna : Gleycy thayná de sousa lima
serie:8°
weigelia galvão

Anônimo disse...

Li a historia e achei muito interessante professor não conhecia muito bem a historia desse homem tão importante Mello Verçosa , e também não sabia muito da historia de vitoria , que existia tantas pessoas importantes assim .

Aluno : Emersom Douglas
Série : 8°
Weigelia galvão

Anônimo disse...

vi a historia professor ficou muito interessante pois o senhor abordou varios pontos na historia de Mello Verçosa , e a historia de Vitoria que eu não sabia . a historia dele e muito innteressante .

Aluna : Juliana Da Silva Souza
Série : 8°
Weigelia galvão

Anônimo disse...

capitão tota foi um marco politico em vitoria.de menino pobre a comerciante influente fiquei ipressionada com coragem de dona emiliana ter pedido ele em casamento para a epoca.no seu cortejo funbre semelhante ao de luciano pedrosa. pode-se entender a importancia de sua pessoa na vida da população vitoriense e sua influencia.

Anônimo disse...

escola wiegelia galvão
aluna: Raiane stefany dos santos
serie:8º "A" manha

adorei a historia do capitão tota. numca soube que em minha cidade ouvese uma historia tão interesante como a de melo verçosa, homem lutador,que teve que trabalhar cedo em uma padaria aos seus 16 anos e que era muito eficiente que logo passou a ser gerente,depos que casou,tornou-se capitão.propietario e terras de coronoel, achei interesante a forma que ele tinha de negocia, quando chegava clientes ele perguntava se ja tomou café,se a resposta fosse não, ele levava pra sua residencia, ainda mas se destacou um religioso caridoso pra as pessoa mas pobres.´não sabia que ele era tão querido ao ponto das pessoa em seu enterro coloca em lenções brancos, essa frase;(o que sera de nos sem o nosso pai).sinal que as pessoa gostavam dele.alem do mas ele estar enterrado no semiterio são sebastião não sabia. espero que as pessoas tenha mais interesse de saber mais coisas na vida dele.

Anônimo disse...

e bom saber que mello verçosa foi um grande homem aqui em nossa cidade , e que ele era muito trabalhador , e conquistou muitas terras e era um homem muito generoso ajudava todo mundo , numca soube que em minha cidade ouvese uma historia tão interesante como desse homem , não tinha medo do trabalho , Espero que todos nós tenhamos mais interesse em saber da vida dele ! .

Aluna : Islania Santana Silva
Série : 8°
Weigelia galvão .

Anônimo disse...

Antônio de Mello Verçosa , Nascido em Vitoria de Santo Antão. vindo de familia humilde. Muito habilidoso sempre destacava-se nos negócios ou na política. Em 1906 perde sua única filha e em 1907 sua companheira, deixando para ele criar três netas pequenas para cuidar. Apesar de rico, Verçosa se destacou como: religioso, caridoso, humilde, cordial, Aos 72 anos Verçosa deixo esse mundo.

Orgulho de ser Vitorience

Aluno: Liwerton Bruno
Série: 8°
Weigelia Galvão.

Anônimo disse...

SOU vitoriense e não conheço quase nada de minha cidade querida, através do professor JHONNY estou conhecendo aos poucos e achando interessante.
Como acabei de conhecer a história da vida do CAPITÃO TOTA, conhecido como MELO VERÇOSA.Fiquei surpeendida em saber que existiu aqui em vitória de santo antão alguém tão importante e respeitada.Melo verçosa foi um lutador, homem simples que conseguiu se tornar um ilustre cidadão e que conquistou com seu carisma, sua maneira simples e carinhosa o respeito e o carinho do povo vitoriense, e assim tornando o cidadão mais ricoe importante da nossa cidade. Piedoso, homem bom que conhecia o valor do esforço, não permitia a violência com seus escravos, que lhe chamava de pai.
Capitão Tota, como era conhecido, de menino pobre que passou a ser comerciante acabou se tornando um grande político, que igual a ele jamais existirá.
Generoso, sentia prazer em ajudar os mais humildes.
Melo Verçosa, jamais será esquecido, pois pessoa igual a ele é difícil encontrar, isso é raridade.
Obrigada professor Jhonny por nos incentivar a conhecer a história de quem fazia e faz parte da nossa cidade.

Escola Weigélia Galvão
Aluna: Maria José S. O. Silva
Série: 2º C

Anônimo disse...

Eu gostei muito pois mim retrator. muito a história de Vitória de Santo Antão. contava Maria Antonieta que em ocasião o feitor teria colocado um escravo no tronco e o surrou. dizendo " Aqui ninguêm bate nos meus escravos "
Apesar de rico Melo Verçosa era muito religioso, caridoso, humilde, cordial. Para ele o Dinheiro não tinha tanta importância.
Em 1877 Verçosa se torna o Vereador de Vitória de Santo Antão mais o grande objetivo dele era ser o prefeito. Em 1906 sua unica filha vem a falecer em 1907 também perde a sua companheira deixando para o mesmo criar 3 netas pequenas.MELLO VERÇOSA se tornou conhecido a capital pernambucana, onde era certo encontrá-lo no restaurante LEITE (Praça da República) e no café LAFAYETTE (1°de março). Aos 72 anos vem a falecer Melo Verçosa com doenças de úlcera e enfisema pulmonar ao seu entero foi divido em duas parte a 1° parte familiares , amigos da sociedade vitorienses a 2°parte foi os pobres e meretrizes que chorando com lenços brancos dizia " O que será de nós sem o nosso Pai"



Escola Weigélia Galvão
Aluna: Leandra Maria dos Santos
Série: 2º B
Turno : Noite

Anônimo disse...

Mello Verçosa-pessoa muito importante na história de Vitória.
Antônio de Mello Verçosa foi um dos maiores políticos do século XIX em Vitória. De família humilde começou a trabalhar cedo com 16 anos,emuma padaria e loja de conveniência;muito habilidoso logo se tornou gerente.Alguns anos depois casa-se com a proprietária que tinha ficado viuva e não entendia de comércio,tornando-se assim um dos comerciantes mais ricos da cidade tornando-se capitão e logo em seguida coronel.
Com sua caridade,religiosidade e humildade conquistou a confiança de muitos vitorienses,tornando-se veriador com 21 anos e em seguida realizou seu sonho de ser prefeito.Com sua história de vida marcou a cidade e é exemplo para muitos cidadãos vitorienses.
Escola Weigélia Galvão
Aluna:Aline Teresa dos Santos
Série:1ºC noite

Anônimo disse...

ola O senhor verçosa foi um homem de muitas conquistas pois teve tudo nas suas maos porque ele era um rapaz trabalhador,umilde,responsavel naquilo que fazia tratava bem os seus clientes e disso que a gente que em vitoria de santo antao e ser bem recebido e qualquer lugar.

o senhor vercçosa com sua caridade conquistou a confiança dos vitorienses.

agradeço pela atençao a todos ta bjs.

aluna:andresa
serie:1c
noite

Anônimo disse...

escola weigélia Galvão aluna:mercia maria da silva série:1D noite 18 de abril de 2011 17:00 uma hitoria quer nunca tinha ouvido falar nen pelos meus avós mas é muito interesante pra historia de vitoria são as nossas raiz do nosso povo humilde quer luta pelo povo e sociedade em geralpois ja eramos um povo querreiro com somos ate hoje.

Anônimo disse...

Antônio de Mello Verçosa foi um jovem ,simples mais com muita coragem de vencer na vida.com volta de 16 anos começou atrabalhar.como é importante estuda mais nossa história .pois descobri uma história que nuca ouvir falar mais hoje conheço a história Antônio de Mello Verçosa
escola:weigélia galvão
aluna:suzana Barbosa
série:2c noite

Anônimo disse...

numca ouve falar nessa histoira en vitoria..mas lendo achei muito interesante..MELLO VERÇOSA um homen guerreiro ..que começou muito sedo no trabalho.que comsegui ser um homen de bem e que comquistou o povo vitorence..e mesmo sendo um dos maiores politico..era umilde e ajudava as pessoas mas umilde..que sua historia possa ser lenbrado por todo pq vale apema ller e saber..que esistiu pessoa como Mello verçosa en nossa cidade

aluna;sheyla ribeiro de souza leão fereira
escola;weigélia galvão
ssérie;1 D

Anônimo disse...

professor achei bem interessante a história desse senhor pela a história deu pra perceber que pra ele ser o que ele era ele teve que batalha bastante e por isso que aos 16 anos ele teve seu primeiro emprego numa padaria e numa loja de conveniência e o povo ficava espantado com as suas habilidades e ele teve muita coragem de enfrenta a vida
tamires manuela 1°c noite weigélia

Anônimo disse...

Entendi que o Capitão Antônio de Mello Verçosa,que era mais conhecido como Capitão Tota nasceu em 06 de Agosto de 1856 e faleceu em 11 de Abril de 1929 em Vitória de Santo Antão,onde foi um dos maiores políticos do século XIX.Mais não foi sempre assim,ele foi filho de uma família humilde,por isso,precisou trabalhar aos 16 anos em uma padaria e em uma loja de conveniência do SR.Joaquim da Rocha,ele teve tanto desempenho em seu trabalho que logo tornou-se gerente de estabelecimento

COLÉGIO WEIGÉLIA GALVÃO
ALUNA:Simone de souza Barbosa
SERIE:1ºano c

Funções Compostas disse...

ESSA DA FOTO: MARIA ANTONIETTA, ERA CASADA COM JOÃO RICARDO TAVARES DE LIMA? POIS ESSE JOÃO ERA PRIMO DE MEU AVÔ. E MARIA DE LOURDES VERÇOSA ERA CASADA COM JOSÉ CORREIA DE MENEZES? É QUE ESTOU CRIANDO UM BLOG SOBRE A FAMILIA DE MEU AVÔ E ESSES NOMES NÃO SÃO ESTRANHOS!!
UM ABRAÇO..
RAMON J. TAVARES DE LIMA.
UBERLÂNDIA MG