Drª Rosaly tornou-se a “Madrinha” dos projetos do NTA |
Escrito por Danúbia Julião
Por Diego Mendes, repórter de Grande Recife
O Espaço Ciência foi apresentado nesta sexta-feira (29) à cientista brasileira Rosaly Lopes. Ela é supervisora do Grupo de Geofísica e Geologia Planetária do Laboratório de Propulsão a Jato (JLP) da Agência Espacial Americana (NASA) e é considerada a maior estudiosa de vulcões da Terra e de outros planetas.
Após percorrer o museu, no Complexo de Salgadinho, Olinda, Rosaly ficou entusiasmada com a forma que as ciências estão sendo tratadas em Pernambuco. "É uma coisa de primeiro mundo. O Espaço Ciência mostra aos jovens que aprender não é difícil", argumentou.
Além da visita ao Espaço Ciência, a representante da Nasa esteve no Núcleo de Tecnologia do Agreste, onde participou da entrega da Comenda Doutor Samuel Filho, destinada a quem divulga e populariza a ciência.
Ela também palestrou para estudantes de uma escola pública de Palmeira dos Índios, em Alagoas. "Quando estou de férias, quase sempre, venho a Pernambuco e a outros estados do Nordeste. Fico muito impressionada com os jovens daqui. Pernambuco, por exemplo, está se tornando um grande centro tecnológico. Por isso, é preciso aproveitar o potencial da juventude para capacitá-la", alertou a cientista.
Durante o passeio em Olinda, a cientista também foi apresentada a um grupo de cinco jovens que desenvolveu uma pesquisa no Mangue Chico Science, no mesmo terreno do museu. Os garotos apresentaram o resultado do trabalho e alguns, como Joelson Batista, de 17 anos, disse que descobriu que profissão seguir.
"Depois dessa experiência, quero ser biólogo", atestou. O quinteto de pesquisadores faz parte do Projeto Mangal, uma das iniciativas de inclusão social do Espaço Ciência. Atualmente, Rosaly Lopes se dedica à Missão Cassini, que investiga a superfície da maior lua de Saturno, Titã. "Achamos que lá existem vestígios de vulcão e estamos analisando", disse.
Serviço
O Espaço Ciência fica aberto, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos finais de semana, o museu abre das 13h30 às 17h. Quem for ao local com um grupo formado por mais de 20 pessoas deve agendar a visita pelo site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário