Produção industrial de Pernambuco tem 2º melhor crescimento do país, diz IBGE
Do Pernambuco.com
Pernambuco obteve o segundo melhor crescimento de produção industrial em fevereiro, com 8% de expansão no comparativo mensal, apontou pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nove dos 14 estados pesquisados avançaram no indicador. O ranking dos que cresceram acima da média nacional (1,9%) é composto ainda por Rio de Janeiro (5,1%), Amazonas (4,6%), Minas Gerais (3,4%) e Espírito Santo (2,2%). O topo da lista ficou com Goiás, cuja expansão na indústria foi calculada em 9,1%.
O dinamismo notado nessas regiões foi influenciado pela ampliação na fabricação de bens de consumo duráveis (automóveis e telefones celulares) e de setores produtores de bens de capital, além da recuperação das atividades tipicamente exportadoras, especialmente as commodities.
No indicador acumulado do primeiro bimestre do ano, no entanto, o movimento muda de figura: tanto as indústrias de Pernambuco (-3,7%) quanto as da região Nordeste (-7,5%) tiveram desempenho negativo.
A produção também cresceu em oito dos 14 locais pesquisados na comparação com fevereiro de 2010. Isso reflete não só uma maior produção no início do ano, como ainda o “efeito calendário”, pois, em 2011, fevereiro teve dois dias úteis a mais que em 2010. Com avanços maiores que o observado em nível nacional (6,9%) figuraram Espírito Santo (14,4%), Amazonas (11,1%), Paraná (9,4%), Minas Gerais (8,8%), Rio Grande do Sul (7,9%) e Rio de Janeiro (7,0%), de acordo com o IBGE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário