quinta-feira, 7 de abril de 2011

TRE convoca 47 mil pessoas para acertar contas com a Justiça Eleitoral

Termina no próximo dia 14 de abril o prazo para que milhares de pernambucanos acertem as contas com a Justiça Eleitoral. Eles deixaram de votar nas três últimas eleições e podem ter o título cancelado. Em Pernambuco, cerca de 47 mil pessoas podem ter o título de eleitor cancelado. A estimativa é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com o TRE, esse é o número de eleitores que não votaram nas três últimas eleições, contando-se aí cada turno como uma eleição. Na Central de Atendimento, no Forte da Cinco Pontas, o movimento de eleitores que vêm regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral é quase nulo.

Muita gente não sabe, mas quem tem o título de eleitor cancelado pode sofrer algumas conseqüências:

- Não pode obter passaporte ou carteira de identidade;
- Fica impedido de fazer qualquer concurso público;
- Se for funcionário público, pode ficar sem receber o salário;
- Não tem acesso a empréstimos junto a bancos públicos;
- Nem pode pedir qualquer documento em representações diplomáticas, como consulados ou embaixadas do brasil.


A Secretária Judiciária do TRE, Cibele Figueiredo, lembra que todos os que deixaram de votar nas três últimas eleições terão até o dia 14 deste mês para regularizar a situação. E explicou o que o eleitor deve fazer. “Deve vir, trazer o título de eleitor, um documento que comprove que é ele. Ou mesmo uma outra pessoa no lugar dele, mas para pegar a guia e proceder o pagamento das multas eleitorais, que serão correspondentes a três turnos eleitorais. Chegando no final do prazo aí, sim a expectativa é que esse cidadão compareça”, explicou.
Da Redação do pe360graus.com

Nenhum comentário: