domingo, 8 de maio de 2011

Abastecimento normalizado em 21 cidades pernambucanas

Vinte e um municípios pernambucanas já estão com o fornecimento de água regularizado. Segundo as informações divulgadas neste domingo (8) pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), em 11 cidades, a distribuição ainda está comprometida. O desabastecimento foi ocasionado pelos danos causados aos sistemas de abastecimento em consequência das fortes chuvas que caíram em várias regiões do estado desde o início da semana passada.

Na Zona da Mata Norte, o abastecimento de água não voltou a normalidade para quatro cidades. O atendimento no município de Vicência é de 30%. A previsão é concluir os serviços nesta segunda-feira (9) e testar o sistema, na terça-feira. Em Nazaré da Mata, a Compesa regularizou o abastecimento para 50% da cidade. Os técnicos esperam concluir todos os serviços na quarta (11).

Em Lagoa do Carro, o nível do rio baixou e os técnicos conseguiram retirar os equipamentos para manutenção. A companhia espera concluir os trabalhos nesta segunda e assim retomar a distribuição de água da cidade. Em Aliança, já está normal o abastecimento de água para 80%  do município. Na terça-feira (10), será iniciado o processo de regularização da distribuição de água.

Na Zona da Mata Sul, a Compesa ainda enfrenta problemas de abastecimento de água em Primavera, Barreiros e Vitória de Santo Antão. Em Barreiros, 80% da cidade já está recebendo água pela rede de distribuição. A previsão é de que nesta segunda, os 20%  da cidade terá o abastecimento regularizado.

Em Primavera, a situação é a mesma do último sábado (7): 50% da cidade já está recebendo água regularmente após o funcionamento de uma das estações elevatórias. Também segue inalterada a situação de Vitória de Santo Antão: o abastecimento foi normalizado para  60% da cidade. Os técnicos estima que nos reparos só serão concluídos na próxima sexta (13).

No Agreste, o sistema de abastecimento de água de Bom Jardim está funcionando com 50% de sua capacidade. Os serviços para a regularização dependem da liberação de uma ponte por onde passa a tubulação, interditada pela prefeitura. Em Limoeiro, o nível do rio baixou e os técnicos conseguiram chegar ao local do estouramento de uma adutora de água bruta, onde continuam trabalhando. A previsão é concluir os serviços de reparo nesta segunda.

A situação de Cupira não sofreu alteração do último sábado: a cidade continua com 75% do abastecimento regular. Em Camocim de São Félix, toda a cidade está ainda sem abastecimento. Os serviços de manutenção das bombas que sofreram avarias com a inundação da estação elevatória  foram concluídos neste domingo. A previsão é montar os conjuntos de bombas nesta segunda, quando deverá ser retomada a operação do sistema e a distribuição de água da cidade.
Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: