domingo, 29 de maio de 2011

Hospital das Clínicas convoca pacientes para pesquisa sobre diabetes


A partir desta segunda-feira, pessoas com diabetes mellitus tipo 2 e índice de Massa Corporal entre 25 e 30 podem agendar consulta no Ambulatório de Cirurgia Geral do hospital para participar do estudo

O Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), convoca pacientes portadores da diabetes mellitus tipo 2 para participar de pesquisa clínica a partir desta segunda-feira (30). Os interessados em participar devem ir ao Ambulatório de Cirurgia Geral do hospital, que funciona no turno da manhã de todas as segundas, e agendar uma consulta.


Para participar da pesquisa, o requisito obrigatório é possuir Índice de Massa Corporal (IMC) entre 25 e 30. Os convocados serão definidos através de exames laboratoriais. Ao todo, serão selecionadas aproximadamente 50 pessoas e a triagem acontecerá até o preenchimento do número de vagas.

O tratamento é iniciado a partir da adequação ao perfil desejado e somente com expressa concordância do paciente. A pesquisa do tratamento cirúrgico da diabetes mellitus tipo 2 vem sendo desenvolvida há cinco anos no Hospital das Clínicas e já beneficiou cerca de 100 pessoas. O primeiro alvo do estudo foram os pacientes considerados obesos (com IMC entre 30 e 35). 

Nessa segunda fase, serão comparadas as diferenças entre o tratamento clínico — composto de dieta, exercícios e, em alguns casos, medicação — e a gastroplastia, também conhecida como cirurgia de redução do estômago. 

A diabetes tipo 2 é a forma mais comum da doença e caracteriza-se pela resistência crescente à insulina, já que o pâncreas produz o hormônio. Porém, as células musculares e adiposas não conseguem metabolizar glicose suficiente da corrente sanguínea. É desencadeada por herança genética, aliada a fatores como o ganho de massa corpórea (principalmente gordura abdominal) e sedentarismo, atingindo geralmente pessoas acima dos 40 anos. 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2126-3510.

Fonte: pe360graus.com

Nenhum comentário: