segunda-feira, 16 de maio de 2011

Instalações de Pacas são para menores, afirma Funase


No intuito de saber com clareza qual será a destinação correta das instalações que estão sendo reformadas e ampliadas onde era o antigo Colégio de Pacas solicitei por Email informações referentes ao projeto.

A Assessora de Imprensa da Funase, Gabriella Guerra prontamente nos atendeu dizendo que a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) é um órgão do Governo do Estado, ligado a Secretaria da Criança e da Juventude, não tendo então a menor possibilidade de abrigar apenados maiores de 18 anos em suas dependências.

Gabriella nos informou que a Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres), ligada a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, é quem é responsável pelos presídios do nosso Estado.   

A Funase é responsável por atender adolescentes em conflito com a lei, na faixa etária de 12 (doze) a 18 (dezoito) anos de idade incompletos e, excepcionalmente, até 21 anos, de ambos os sexos, oriundos de todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco.

 Ainda sobre o novo centro, que terá a capacidade para atender 72 adolescentes do sexo masculino, com idades de 14 a 17 anos, será o sétimo no interior do Estado. De acordo com o presidente da Funase Alberto Vinicius, antes de iniciar as obras em Pacas, a Fundação teve o cuidado de escutar a opinião dos moradores da comunidade para saber o que achavam da construção.
“Sobre as especulações, acredito que não estão partindo dos moradores do Distrito de Pacas, pois eles participaram junto conosco do nosso processo de instalação da nova unidade” disse a assessora.

“Se quiser posso enviar fotos dos encontros da Funase com a população de Pacas, neles contamos com a presença de representantes da Prefeitura de Vitória e de políticos locais” pontuou Gabriella.

 Por Orlando Leite
Veja matéria relacionada AQUI

Abaixo, segue o texto que foi encaminhado à imprensa sobre o Centro de Pacas.


Funase ganha mais um centro no interior de Pernambuco


Para reduzir a superlotação das unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), o Governo do Estado em parceria com o Governo Federal vem construindo mais uma unidade de internamento em Pernambuco.
A região focada desta vez foi a Zona da Mata, mas precisamente o município de Vitória de Santo Antão, onde a Funase já possuía um terreno, situado no Distrito de Pacas.
O novo centro, que terá a capacidade para atender 72 adolescentes do sexo masculino, com idades de 14 a 17 anos, será o sétimo no interior do Estado. De acordo com o presidente da Funase Alberto Vinicius, antes de iniciar as obras em Pacas, a Fundação teve o cuidado de escutar a opinião dos moradores da comunidade para saber o que achavam da construção.
 “No princípio, a obra sofreu uma rejeição da população local, mas após conversas, palestras e visitas ao Centro da Funase em Jaboatão dos Guararapes, a comunidade ficou ciente do trabalho que será desenvolvido no espaço e aceitou o projeto”, contou.
Que diga um dos mais antigos moradores do local, o agricultor Silo Ferreira. Ele, que estava temeroso com a construção, se diz constrangido por ter rejeitado a obra quando foi anunciada.
 “É um trabalho bem feito. Fico até com vergonha de ter pensado tão mal”, revelou.
ESTRUTURA - O Novo Case contará com seis espaços de convivência, cozinhas, salas de aula, de oficinas profissionalizantes, quadras poliesportivas com vestiário, arquibancada e palco. Lavanderia, banheiros, reforma para a parte administrativa e saúde.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esperamos que no mínimo isto seja seguro pra nós e pra eles que vão ficar ai dentro!

MARLI LINS disse...

É UM GRANDE PROGRESSO DESTRUIR UM LINDO PATRIMONIO,COM CAPACIDADE MINIMA PARA ATENDER CERCA DE 300 MENORES,PARA ATENTER APENAS 70 E POUCOS MENORES Q COMO TANTOS OUTROS MENORES DA FUNASA NÃO CHEGARÃO A LUGAR NENHUM. FUI ALUNA DE PACAS,MEU PAI TRABALHOU NA ESCOLAS, E ATE HOJE Ñ VIR NENHUMA OUTRA ESCOLA COM A ESTRUTURA DE PACAS.DESTRUIR PACAS É MAIS UM CRIME CONTRA NOSSA JA TÃO PRECARIA EDUCÇÃO. MARLI LINS