Desde o final de março, estamos sofrendo com fortes chuvas, que trazem consigo uma série de consequências e perigos a todos.Nessa semana não se fez diferente, acompanhamos nos diferentes meios de comunicações, notícias como: Alagamentos, deslizamentos de barreiras, acidentes automobilísticos causados pelas fortes chuvas, mortes e etc.
Nos dois primeiros dias de maio choveu 108 mm, 34% do esperado para o mês inteiro, que é de 320 mm. É o que aponta o Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), cuja previsão é de mais chuva, pelo menos até a próxima quinta-feira (05) em todo o Estado. No mês passado, não foi diferente.
Nos últimos 100 anos, entre os meses de abril, este foi o segundo mais chuvoso: 664 milímetros. Só perdeu para abril de 1973, quando choveu 771 mm.
causas:
A coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda , explica que o primeiro motivo para tanta chuva é a temperatura do oceano, que está próxima dos 30 graus.
Isso faz com que a água evapore e forme nuvens em poucas horas, são as chamadas “cumulus nimbus”, que favorecem as pancadas de chuva com relâmpagos e trovões. O outro motivo é um fenômeno no Oceano Índico chamado oscilação de 30-60 dias.
“A atmosfera influência as massas de ar, é como se fosse uma onda, há uma propagação dessa onda, ela movimenta as massas de ar através da diferença de pressão, dos campos de pressão. Quando a atmosfera se adapta, é a situação do clima de um mês para outro”, explica.
E todo este calor, por mais que chova, também tem explicação: “O oceano está mais aquecido e ele tem propagado o calor para o continente. O calor fica preso na atmosfera, simulando o efeito estufa, as nuvens não deixam o calor escapar. Por isso a sensação térmica é de abafado”.
informações do : pe360graus.com
Por Diego Felipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário