quarta-feira, 8 de junho de 2011

Comunidade do IFPE escolhe reitor hoje


ÚLTIMO debate entre os postulantes foi realizado ontem no teatro da UFPE
WELLINGTON SILVA
Pela primeira vez, alunos e funcionários do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) irão escolher o reitor que comandará a instituição por quatro anos. As eleições acontecem hoje e é aberta para alunos e servidores dos nove campi e 19 polos de ensino à distância que o compõe. A previsão é que ainda esta noite seja divulgado um resultado parcial da votação. O vencedor assumirá o cargo no dia 24 de junho. Ontem, o teatro da UFPE foi o palco para o último debate entre Cláudia Sansil, Francisco Granata, José Mario e Telmo Mendes, candidatos ao cargo.
Em um auditório ocupado principalmente por estudantes, os concorrentes apresentaram algumas de suas propostas. “Integrar as diversas áreas da instituição para torná-la única será um dos meus desafios”, afirmou Cláudia Sansil, professora de comunicação do campus Recife. “Somos uma unidade de ensino e temos que investir na qualidade da educação e valorizar o profissional que trabalha no Instituto”, comentou o atual diretor-geral do campus Recife e também candidato a reitor. “Propostas práticas para fazer com que o instituto funcione é o meu diferencial”, salientou Telmo Mendes, professor de desenho industrial no campus Recife. “Meu principal eixo é fortalecer a integração do IFPE com o meio profissional, através de estímulos às ofertas de estágios e intercâmbio com outras instituições”, pontuou José Mário, professor dos cursos de edificações e saneamento do campus Recife.
Para Morgana Hortência da Silva, estudante do 6º período do curso de Química, o importante é que o vencedor promova as melhorias necessárias para professores e alunos. “Por isso, nossa participação é tão importante na eleição. Pois seremos responsáveis pelo vencedor e poderemos cobrar suas promessas”, complementou. Segundo a comissão central, serão disponibilizadas 54 urnas eletrônicas nos campi, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Para garantir que os estudantes do ensino à distância também participem da votação, haverá urnas em cada um dos polos de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia.
Formado pelo antigo Cefet-PE e pelas escolas Agrotécnicas Federais, o IFPE conta hoje com uma comunidade de aproximadamente 14 mil estudantes, 719 professores, 649 servidores administrativos. Ele atua desde o ensino técnico, passando pelo superior, chegando até a pós-graduação.
Barrados
Durante o evento, grupos estudantis de outras instituições, convidados pelo Grêmio do IFPE, foram impedidos de entrar no teatro e participar do debate. Representantes do Diretório Central dos Estudantes da UFRPE, da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco e da União Metropolitana de Estudantes Secundaristas de Pernambuco se sentiram desrespeitados por não poder acompanhar o debate. “Estamos aqui apenas para acompanhar o debate e dar apoio aos estudantes do Instituto. Não entendo porquê não podemos participar“, comentou Stephannye Vilela, presidente da UNES-PE. O presidente da comissão eleitoral responsável pela votação, Osias Elias, afirmou que o debate foi restrito para os estudantes e funcionários do campus Recife do IFPE.
 Folha de pernambuco

Nenhum comentário: