Autor: Edson Carlos de Oliveira( matéria publica originalmente em 11 de abril de 2010.
Tragédia histórica
Katyn é uma vila situada na Rússia e tristemente famosa nas páginas da História (exceto nos livros aprovados pelo MEC, é claro!) por ter sido o local onde, por ordens de Stalin, foram massacrados, entre 3 de Abril a 12 de maio de 1940, mais de 21.000 oficiais poloneses anti-comunistas. O ocorrido ganhou as telas do cinema com o filme "Katyn" do cineasta Andrzej Wajda que teve seu pai listado entre os mortos na floresta russa.
Tragédia atual
Na madrugada de sábado, o presidente da Polônia Lech Kaczyński, a primeira dama e outras personalidades do governo polaco se dirigiam à região de Smoleński, Rússia, para participar das cerimônias de homenagem aos soldados assassinados em Katyn. Mas o avião que transportava a comitiva caiu ao tentar aterrissar. Não houve sobreviventes.
Personalidades eclesiásticas, militares e civis
Além do presidente e sua esposa, entre os mortos se encontram:
Os vice-presidentes da Câmara e do Senado;
O chefe do Gabinete Presidencial;
General chefe do Estado Maior das Forças Armadas;
Os Comandantes das Forças Aérea, Marinha, Exército, Operacionais e Especiais;
O Bispo General de Divisão;
O Capelão Presidencial e mais 83 pessoas, religiosas, militares e civis.
Confira a Lista oficial.
Causa do acidente, ainda um enigma
A aeronave que transportava o presidente e a cúpula das Forças Armadas da Polônia era um Tupolev, Tu-154, de fabricação russa. O avião presidencial passou por concertos na Rússia em dezembro passado.
Segundo os jornais brasileiros, o acidente ocorreu por razão de um forte nevoeiro que envolvia a região do aeroporto. O piloto foi alertado pela torre de comando para desviar o vôo até Minsk ou Moscou, mas mesmo assim teria arriscado a aterrissagem. O avião caiu a 1 km de distância do início da pista.
Já na imprensa polaca, parece que a coisa se complica um pouco.
O General Gromosław Czempinski disse hoje que o avião estava em perfeito estado e possuía instrumentos de navegação para situações difíceis. (Cfr: Gazeta Wyborcza, 11/04/2010)
Os controladores russo afirmaram problemas na comunicação em lingua russa, pela qual os pilotos poloneses podem não ter entendido corretamente as instruções. (Cfr: (Cfr: Gazeta Wyborcza, 11/04/2010).
O Governo russo ainda não revelou os pormenores das conversações entre o avião e a Torre de Controle do aeroporto. (Cfr: (Cfr: Gazeta Wyborcza, 11/04/2010).
A caixa-preta já foi encontrada, mas a revelação do conteúdo dela pode demorar uma semana.
Putin e seu tão elogiado discurso
Causou espanto o anúncio de Putin confirmando sua participação nas homenagens aos oficiais poloneses, pois a atitude dele em relação ao massacre de Katyn era sempre um silêncio azedo.
A panfletagem russa atribuía, no passado, aos nazistas a autoria do crime. Acusação já não mais aceita pela historiografia que revela toda culpa dos soviéticos.
Tal foi a mudança de atitude de Putin que Gilles Lapouge escreveu:
Ontem, [...} Putin visitou Katyn. Estranho. Putin não havia "reabilitado" a URSS e Stalin? Até pouco tempo, as relações entre os dois países eram execráveis. Moscou fazia duas pesadas críticas à Polônia: pelo apoio dado à "Revolução Vermelha" na Ucrânia, e por aceitar o projeto (atualmente abortado) do escudo antimísseis dos EUA. (Cfr: O Estado de São Paulo, 8/10/2010)
Isso gerou na imprensa brasileira e internacional uma série de elogios ao primeiro-ministro da Rússia, especialmente sobre seu pronunciamento histórico na Floresta de Katyn, quinta-feira passada, na presença de seu colega polonês Donald Tusk.
Antes de ir na onda da imprensa, para que o leitor tenha em mente o verdadeiro teor desse discurso do ex-agente da KGB, recomendo a leitura do artigo "Atolados em Mentiras", traduzido do russo para o português, no blog "Da Rússia":
http://darussia.blogspot.com/2010/04/blog-dos-leitores-putin-e-katyn.html
As informações iniciais acusam os pilotos como os responsáveis pelo acidente aéreo. Termino este artigo aqui, em silêncio, em respeito às vítimas, porém com uma pulga atrás da orelha.
ENVIADO POR NOSSO AMIGO MANOEL CARLOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário