A Central de Transplantes de Pernambuco (CT – PE) comemorou, no último sábado (25), uma doação múltipla de órgãos. Após diagnosticar óbito por AVC hemorrágico, a família de um médico neurologista resolveu doar vários de seus órgãos para auxiliar pessoas que esperam anos por um transplante.
Fígado, rins e córneas do médico que, em vida, diagnosticava morte encefálica podem ajudar até cinco pessoas. Pernambuco ocupa o 5º lugar no ranking nacional entre os estados transplantadores e a CT- PE já realizou 373 transplantes até maio deste ano.
Para tornar-se um doador é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau.
A principal dificuldade para o aumento do número de doadores é o baixo nível de informação sobre o assunto. São milhares de pessoas que esperam por um rim e dezenas que esperam por um fígado. Para informações e orientações, o telefone da CT-PE é 0800.281.2185.
Folha de Pernambuco, com informações da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário