Mais uma sessão sem discussões relevantes para o município de Vitoria de Santo Antão na casa Diogo de Braga.
A sessão foi iniciada as 20h20min pelo Presidente da Casa José Aglailson, o vereador Silvio Gouveia realizou a chamada nominal dos parlamentares notando-se apenas a ausência de Irmão Duda, logo após se iniciou o grande expediente com os oradores inscritos.
Antes do vereador Pedro Queiroz tomar a tribuna como primeiro inscrito o presidente da cassa José Aglailson pediu para fazer alguns comentários, o vereador Pedro Queiroz gentilmente aguardou da tribuna as palavras de Aglailson.
O mesmo falou sobre a saída do governo do ex-ministro da casa civil Antonio Palocci, para José Aglailson de Palocci não vai beneficiar a economia Brasileira pelo fato do ex-ministro ser experiente em assuntos econômicos, ele acredita que Palocci é inocente das acusações que vem sofrendo.
Aglailson finaliza informando no plenário que na próxima sexta feira será feito o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos funcionários da casa Diogo de Braga, informação está que já havia sido passada aos parlamentares nos bastidores antes da sessão iniciar o presidente apenas oficializou a informação em plenário.
Foi à vez então de Pedro Queiroz usar da palavra, ele inicia seu pronunciamento concordando com as palavras de Aglailson, quanto à saída de Antonio Palocci, para Queiroz a economia vai ser prejudicada até porque segundo ele a nova ministra que assumiu a casa civil não tem o mesmo preparo e flexibilidade que Palocci tinha no governo.
Aproveitando a deixa dada pelo presidente da casa, Pedro Queiroz aprofunda a discussão política trazendo-a para o cenário de nosso estado e de Vitória de Santo Antão, comenta sobre o assunto que está gerando polêmica na Assembléia Legislativa que é a eleição do deputado Guilherme Uchoa para mais um mandato na presidência da ALEPE.
Já que se comenta que com o provável afastamento de Eduardo Campos e do vice João Lyra do governo para disputa nas próximas eleições quem assumiria o governo seria o presidente da Assembléia Legislativa.
O vereador faz uma análise no futuro cenário político no estado, com a criação do PSD que é a menina dos olhos de Eduardo Campos, partido presidido em Pernambuco pelo ex-deputado federal André de Paula a convite do Governador e com a possível migração do Prefeito Elias Lira para o partido de seu antigo aliado, anulando assim a vinda de Eduardo Campos para Vitória nas próximas eleições para apoiar alguma candidatura já que o governador teria em Vitoria dois aliados.
Pedro acredita que acorrerá um rompimento entre o PT e PSB e que Eduardo vê no PSD uma nova e forte bancada de apoio para próximas eleições, já que na teoria Humberto costa concorreria pelo PT à disputa estadual.
Mais adiante Pedro retorna ao assunto da ALEPE e critica a postura dos deputados Aglailson Junior e Henrique Queiroz, quanto à reeleição de Guilherme Uchoa para Queiroz os deputados foram “frouxos” e não deveriam admitir essa afronta a democracia, insinuando que Uchoa quer se perpetuar no poder.
Argumento este que provoca um aparte do vereador José Aglailson fazendo defesa de seu filho, ele explica que seu filho só votou a favor da reeleição do presidente da ALEPE porque foi uma determinação da presidência do partido e que ele não poderia afrontar a direção do mesmo.
Mais adiante Pedro Queiroz solicita a mesa através de um requerimento verbal que o Prefeito Elias Lira uma análise do Plano Diretor do Município porque sem esse planejamento a cidade não irá crescer encerra o parlamentar.
Em seguida Novo da Banca assume a tribuna e novamente retoma a polêmica que existe há bastante tempo entre ele e o ex-Secretário de Cultura, Turismo e Esportes do município Dr. Paulo Roberto, Novo afirma que a mais de um mês tenta entregar um ofício na Secretaria, que nesse período ainda era administrada por Paulo Roberto, para que o Vera Cruz F.C. usasse as dependências do Carneirão tanto para treinar como para os jogos oficiais na disputa da Série B estadual que começa domingo.
No entanto novo afirma que nesse período não foi atendido em momento nenhum em suas solicitações, entendendo como forma de retaliação para que o Vera Cruz seja prejudicado no certame estadual, mais adiante ele comenta que apenas poucos dias da estréia ele pode ter acesso ao campo e mesmo assim encontrou os refletores quebrados e a grama alta e ainda por cima não havia no estádio o cortador de grama e a fiação para ligar o mesmo.
Pedro Queiroz através de um aparte comenta que provavelmente o Prefeito Elias Lira não está sabendo do caso e pede ao colega parlamentar e procure maiores informações sobre o caso, Nova da Banca encerra fazendo um requerimento verbal para que a Prefeitura envie os nomes de todos os secretários e assessores da prefeitura para que ele assim saiba quem encontrar quando necessitar de algum serviço.
O último a usar a tribuna já no fim da noite foi André de Baú no início ele pede ao colega Novo da Banca que analise mais profundamente o caso e critica a saída do secretario as vésperas do São João.
Por fim a mesa diretora votou alguns requerimentos em bloco e o projeto que autoriza a doação de um terreno a Empresa Ali Supermercados LTDA, situado em área da antiga Fazenda Santa Cristina,às margens da BR 232. A sessão foi encerrada com a presença de poucos parlamentares.
Por Everton Alambergue
Um comentário:
esse briguinha pessoal dos políticos de nossa cidade só mostra que a política em nossa cidade é cada vez mais nojenta.
Postar um comentário