segunda-feira, 6 de junho de 2011

Secretarias Municipais discutem Semana de Meio Ambiente com alunos da rede pública


Palestra no Comercial Parte 1
Em comemoração a semana mundial do meio ambiente realiza entre os dias 1 e 5 sendo o dia 5 de junho o Dia do Meio Ambiente a Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Secretaria de agricultura do município promoveram na ultima sexta feira (3) um bate papo com os alunos da Escola Comercial localizada no Bairro do Maués.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente da Vitória de Santo Antão, Severino Roberto iniciou suas explanações relatando aos alunos conceitos sobre meio ambiente.
Explicou que o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Para Severino Roberto o motivo de tanta destruição foi o fato do homem acredita que a natureza era infinita, com recursos inesgotáveis então começou a explorar seus recursos de forma predatória sem pensar no futuro.
O homem começou a queimar, desmatar, poluir o ar, invadir o leito dos rios, produzir mais lixo do que é capaz de tratar e as conseqüências são essas: enchentes, vendavais, mudança brusca no clima, rios com as calhas assoreadas e o risco de faltar água potável num futuro próximo.
A respeito do nosso município o secretario informou que o mesmo passa por grandes problemas.
“Vitoria não é diferente, temos problemas com desmatamento assoreamento de rios lixo e muito mais.
Severino Roberto informou que das empresas de reciclagem que existem em Vitória de Santo Antão apenas uma é regularizada e já recebeu ameaças de morte quando tentou regularizar as outras.
 “Com a chegada das novas empresas aumenta a nossa preocupação, pois com os empreendimentos chegam às pessoas e com isso aumenta a produção de lixo e a necessidade de mais terrenos para novas moradias”
Precisamos cuidar da cidade, não jogar lixo nas ruas, separar lixo, prestar atenção aos horários de coleta.
Quanto às enchentes o secretario disse é conseqüência de ocupação desordenada de terrenos, desmatamento e destruição da mata ciliar onde as terras transportadas dos terrenos pelas enxurradas são depositadas nas calhas dos rios reduzindo a capacidade de armazenamento da água da chuva, ocasionando grandes inundações.
Sobre sua Secretaria Severino Roberto informou que a pesar das dificuldades consegue fazer seu trabalho no município.
Somos autuados constantemente pelo Ministério Público, por conta de irregularidades como corte ilegal de árvores, reciclagem de lixo em situação irregular, criação de animais nas margens dos rios, esgotos entupidos e animais soltos nas ruas. A Gestão Pública apreende esses animais o os donos aparecem pagam as multas e taxas retiram os animais e tornam a criá-los soltos novamente.
Roberto informou sobre a parceria com a Secretaria de Agricultura que auxilia muito no trato com os agricultores que incentiva a plantação de orgânicos e a não utilização agrotóxicos nas plantações bem como orienta na criação de animais.
Outro problema que está causando polemica na cidade é o destino do Parque Melo Verçosa devido ao fato de alguns órgãos estarem pleiteando o fechamento do mesmo. Segundo Roberto o problema se agravou após a doação dos terrenos do entorno do zoológico.
“O Ministério Público quer fechar o zoológico devido aos problemas que a urbanização do local acarretou aos animais”.
“Vitória é a única Cidade do interior de Pernambuco a ter um zoológico, fizemos sua reforma e estamos empenhados para que os animais tenham os cuidados necessários e que possamos transferir-los para o Monte das Tabocas”.
Quanto aos patrimônios naturais Roberto citou o Engenho Bento Velho e Monte das Tabocas onde está localizada uma das reservas ecológicas do município a Mata do Tapacurá sendo a segunda reserva, a Mata do Urucum, localizada na divisa de Vitória de Santo Antão, Escada e Cabo de Santo Agostinho.
Sobre os seis municípios da Bacia do Tapacurá (Moreno, São Lourenço da Mata, Pombos, Vitória de Santo Antão, Gravatá e Chã Grande) ele afirma que a mesma vem sofrendo degradações há muitos anos, esgotos despejados sem tratamento, resíduos de agrotóxicos, extração de areia de modo irregular e outras agressões.
“Temos orgulho de fazer parte do Conselho Estadual de Recursos Hídricos representando a mata sul”.
A respeito de sustentação ambiental o secretario citou empresas como a Sadia trabalha com energia solar e captação de água das chuvas para parte de seus trabalhos. A Kraft Foods e a Pitú que também coleta parte de sua água do rio e depois a devolvem tratada, contribuindo com o meio Ambiente
A respeito da Praça da Matriz o secretario informou que foi contratada uma nova empreiteira e que as obras em breve continuarão com a troca de algumas árvores que correm risco de cair, a Praça da Bela Vista também está sendo terminada e será completamente arborizada.
Finalizando Severino Roberto solicitou a todos que fizesse sua parte e citou pequenos gestos como desligar uma lâmpada ao sair da sala, fechar uma torneira enquanto não esta sendo usada são de grande ajuda para preservar o meio ambiente.




Por Orlando Leite
Fotos Everton Alambergue

Nenhum comentário: