O Secretário de Agricultura da Vitória de Santo Antão Roberto Bezerra antes de começar suas explanações cumprimentou a todos e elogiou a direção do Colégio Comercial pela iniciativa de convidar gestores públicos para conversar com os alunos.
O secretário informou que alem de Professor também é formado em agronomia, daí o seu convite para a pasta de agricultura do município ele lecionava no Comercial, mas no momento está licenciado, devido aos seus afazeres no município.
Roberto informou que em 1984 Vitória de Santo Antão foi o primeiro município de Pernambuco a ter uma Secretaria de Agricultura em seguida foi Petrolina e Garanhuns a criar, tanto que vieram à Vitória buscar informações para criar suas secretarias. Sobre o Parque de Exposição ele foi criando na primeira gestão do governo atual, lembrou que na época a secretaria de agricultura possuía até tratores.
“Vitoria de santo antão é considerada o “Cinturão Verde do Estado de Pernambuco”, chegamos na época abastecer seis capitais do nordeste hoje alem de Pernambuco estamos com Maceió, João Pessoas e Rio Grande do Norte”.
“Durante a gestão anterior onde a secretaria de agricultura ficou de portas fechadas perdemos a distribuição para dois estados e a produção interna de chuchu caiu ficando Chã Grande como maior produtor de chuchu da região”.
Roberto informou que há oito anos vitoria abastecia a cidade de Manaus com chuchu e coentro, as mercadorias iam de avião.
“Reabrimos a secretaria de agricultura com uma sementeira temos por volta de 5000 mudas estamos arborizando a cidade".
“Toda sexta feira na matriz tem uma feira de orgânicos estimulamos o pessoal porque fazemos divulgação esse pessoal fazem quatro feiras uma em Vitória e três no Recife”
O secretário afirmou a criação de uma parceria com o Ministério da Agricultura onde são cadastrados os produtores de orgânicos que recebem incentivos do Governo Federal para estimular a plantação.
“A saída é o orgânico vejo pessoas morrendo com a aplicação de agrotóxicos e sendo contaminada pelo consumo do mesmo”.
Outros empreendimentos reativados pela secretaria foi a feira de animais onde foram reconstruídas as cocheiras para os vendedores abrigarem seus animais dando assim continuação a uma tradição antiga. Também foram contratados cinco agrônomos e um veterinário que prestam serviços aos agricultores do município sendo que o veterinário também atende a população da cidade e um programa de estágios com os alunos do IFPE antiga Agro Técnica.
“Em parceria com o INCRA foi emitido documentos para as mulheres do campo tais como CPF, identidade, registro de nascimento e outros e estamos fazendo recuperação das estradas vicinais para melhorar o transporte de produtos agrícolas”.
Roberto mencionou que todo dia 19 de março é feito um encontro de associações de agricultores no parque de exposição, nesse encontro e discutido as necessidades doa agricultores no tocante a pontes passagens molhadas também é feita a distribuição de sementes.
Devido as enchentes nos últimos dois anos que provocaram muitos estragos na agricultura sendo que esse ano as perdas foram maiores que o ano passado principalmente nas comunidades de Natuba e Figueira que foram as que mais atingidas.
“Levamos ao conhecimento das autoridades do estado através da imprensa em seguida tivemos a visita do Secretario de Agricultura do Estado onde o mesmo se comprometeu e mandou sementes adubos e implementos para aliviar os prejuízos causados”.
“Voltamos a fazer exposição de animais a ano passado foi realizada a 24ª exposição que foi um sucesso onde foi injetado um bom capital no comércio e prestadores de serviço de Vitória.
Outros serviços prestados pela Secretaria de Agricultura são as barreiras sanitárias e campanha de vacinação que são realizadas duas vezes por ano prevenindo o gado e equinos de varias doenças como febre aftosa catarro de burro, raiva animal e outras há dez anos não existe aftosa no estado.
“Com a doação do terreno do parque de exposição estaremos em outra localidade estamos para escolher entre um terreno as margens da BR 232 e um terreno perto do bairro do Iraque o parque atual tem 4,6 hectares e novo terá 10 inclusive com pista de vaquejada”.
Roberto bezerra finalizou falando sobre o projeto de arborização do Município
“Um grande problema que temos no município se chama arborização temos as mudas as grades de proteção e quando arborizamos o pessoal quebra principalmente nos finais de semana devido à concentração de pessoas nas festas”.
Por Orlando Leite
Fotos Everton Alambergue
Fotos Everton Alambergue
Nenhum comentário:
Postar um comentário