domingo, 19 de junho de 2011

SOSÍGENES BITTENCOURT POR ELE MESMO

O BLOG VEN orgulhosamente entrevistou o GRANDE MESTRE SOSÍGENES BITTENCOURT, com o qual nossos leitores irão se deliciar (em uma série), com suas respostas sobre vários dilemas humanos.
Professor Johnny Retamero.

INTRODUÇÃO

Estava eu, professor JOHNNY RETAMERO visitando o reduto da BOEMIA e dos TORCEDORES DO SPORT em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (que, aliás, na presente data (14.06.11), desta entrevista empata o SPORT 1X1 DUQUE DE CAXIAS-RJ, para a tristeza da torcida na ILHA DO RETIRO e segundo comentários a culpa seria do amigo MACENA que quando vem assistir aos jogos do seu time neste estabelecimento, ou ele perde ou empata).

Com 58 anos de tradição, O BAR E SORVETERIA PEIXE (reveja a matéria conversa de botequim e conheça sua história Aqui ). Fica situado na AVENIDA 15 DE NOVEMBRO, no centro da Vitória; serve aos clientes, sempre com esmero, num ambiente familiar. Seu fundador foi o Sr. PEDRO PEIXE e hoje é administrado pelo Sr. MANOEL. Visitando os amigos e querendo ver o tempo passar, vi o grande DOMINGOS SÁVIO, sento à mesa em sua companhia, quando de repente, chega o mestre da Língua Portuguesa o Professor SOSÍGENES BITTENCOURT.


O professor entra saudando a todos e em especial se dirigi a nós, comigo pronuncia meu nome com forte entonação ‘JOHNNY’, já com DOMINGOS SÁVIO ele brada: “Domingos Sávio seu amor por farmácia é um caso sem remédio” (risos).
Perguntei-lhe se poderia fazer uma pequena entrevista para mim e conseqüentemente para o BLOG VEN e ele gentilmente aceitou.

SOSÍGENES SUAS RAÍZES

O professor SOSÍGENES BITTENCOURT nasceu em 19 de julho de 1955 em VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE, filho de: SIMÔNIDES DA SILVA BITTENCOURT e DAMARIZ PEREIRA BITTENCOURT.
Fez questão de dizer “Sou do signo de Câncer que representa final da vida, de temperamento traumático e úmido”.  “Meu órgão mais sensível é a vesícula biliar” (risos).
 “Minha estação é o inverno, sou da noite, sou irracional”.

SOSÍGENES PRIMEIRAS LETRAS

Diante de tamanho desprendimento, começo a argumentar com ele sobre vários temas e início a entrevista perguntando:
JOHNNY- Qual a primeira escola que estudou?
SOSÍGENES: Fui alfabetizado no Grupo Escolar CARDEAL RONCALLI, com a professora LUZINETE MACEDO. Depois estudei na Escola PAROQUIAL DE SANTO ANTÃO, “onde aprendi a conjugar o verbo AMAR no presente do indicativo”.
Fiz o ginasial no Colégio Municipal 03 DE AGOSTO, depois claro, de passar pelo exame de admissão na década de 60.

OS MESTRES QUE O INFLUENCIARAM

SOSÍGENES-Além da professora LUZINETE MACEDO, estudei com os professores VALDINETE DE MOURA FERRAZ, UBIRATAN CARNEIRO DA CUNHA- que andava com duas carteiras de cigarros e era boêmio, ensinava geografia; MANOEL PEIXE na hora confidência foi meu professor também.
Não posso deixar de citar HELON DA ROCHA Professor de Ciências Físicas e Biológicas que me ensinou o que era: mica, quartzo e feldspato e a anatomia humana.
CLÁUDIO BARNABÉ e seu irmão ADÃO BARNABÉ ensinavam inglês e francês, bem como, o Professor GILVAN que também lecionou francês para mim. O grande Professor JAIME que me ensinou português baseado no latinismo (com mais de 90 anos, sempre com seu paletó com aroma de biblioteca).

CURSO SUPERIOR

Cursou Licenciatura Curta pela FESV (Faculdade de Formação de Professores da Vitória de Santo Antão - PE), hoje FAINTVISA (Faculdade Integradas da Vitória de Santo Antão), na década de 80.
Sobre esse assunto o professor SOSÍGENES foi altivo: “Minha licenciatura é curta, mas a mente é ampla”. “Nunca fui estudante, fui curioso metido a besta, saber mais que os outros”.

CONTINUA...

TEXTO DE JOHNNY RETAMERO
ASSISTÊNCIA DE DOMINGOS SÁVIO
IMAGEM DO BLOG: www.revistafragmentos.blogspot.com 

Um comentário:

Flavio bela vista disse...

grande mestre daa noite...