terça-feira, 5 de julho de 2011

Cadastramento para voto biométrico gera filas em Caruaru

Da Redação do pe360graus.com
Foto: Reprodução/TV Globo
O cadastramento de eleitores para o voto biométrico tem gerado grandes filas em Caruaru, no Agreste. O município é um dos seis de Pernambuco que terão o novo sistema eleitoral a partir do ano que vem e, para isso, os eleitores precisam cadastrar suas impressões digitais até o dia 19 de dezembro ou terão o título cancelado e não poderão votar. As outras cidades são Sanharó, Catende, Macaparana, Vicência e Aliança.

“Estava doente, vim, voltei e hoje retomei. E o que estão informando é que a quantidade de fichas hoje é de 350 por dia, uma quantidade muito pequena para a necessidade de Caruaru”, diz a professora Maria de Fátima Vieira.

O juiz da 41ª Zona Eleitoral Pierre Souto Maior (foto) diz que a limitação no número de atendimentos por dia ocorre devido ao número de funcionários e computadores. “A partir de 18 de julho teremos uma ampliação, temos nove atendentes, passaremos para trinta guichês e vamos receber em torno de 1.200 pessoas por dia”, esclarece.

Na biometria o eleitor é identificado pelas impressões digitais. Por isso todos devem fazer o cadastramento comparecendo ao cartório eleitoral das 8h às 15h, levando a carteira de identidade e um comprovante de residência com data de até três meses antes de 28 de março, início do cadastramento eleitoral.

“Se a pessoa não tiver um comprovante em seu nome pode trazer outros documentos, uma certidão de nascimento que mostre que você more na residência, um contrato de locação, o pessoal da zona rural pode trazer declaração dos sindicatos”, sugere Pierre Souto Maior. Esses documentos devem ser apresentados junto com os documentos de identificação do eleitor.

Nenhum comentário: