Do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
O pátio externo do Mercado de São José recebe hoje uma feira agro ecológica. Hortaliças, frutas, grãos, alimentos beneficiados como polpas, doces, bolos, pães, além de artesanatos são alguns dos produtos oferecidos a partir das 13h.
A chamada Feira de Saberes e Sabores traz também barracas para divulgar campanhas desenvolvidas por diferentes organizações, entre elas a Campanha 1 Milhão de Árvores em Pernambuco, promovida pelo Centro Sabiá, Diaconia e Caatinga; a de Consumo Consciente e Solidário, encabeçada pela Casa da Mulher do Nordeste, Rede de Mulheres Produtoras do Recife e Região Metropolitana do Recife e Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú; e a Campanha contra Agrotóxicos, da Via Campesina.
O evento vai abrir o Encontro Estadual de Agricultores no Recife que vai reunir, até a próxima quarta-feira 320 agricultores e agricultoras familiares das três regiões do estado. O segundo dia do evento acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Lá, experiências concretas desenvolvidas por famílias agricultoras de Pernambuco e outros estados do Nordeste como Bahia, Ceará e Paraíba serão visibilizadas utilizando uma dinâmica chamada de Carrossel de Experiências. A atividade deve envolver 400 pessoas, entre agricultores/as e técnicos/as de diferentes organizações.
Ao final do encontro será realizada a mesa “Agro ecologia produzindo alimentos saudáveis e melhorando da vida no planeta”, que faz referência ao relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Direito à Alimentação, divulgado em dezembro de 2010. Nesse documento, a ONU conclui que as práticas agro ecológicas aumentam a produção de alimentos, além de contribuir para diminuir a fome no mundo. O engenheiro agrônomo, ambientalista, pesquisador e um dos mais conhecidos estudiosos do país na questão dos agrotóxicos, Sebastião Pinheiro, participará das discussões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário