ANTIGO HOTEL DOS VIAJANTES( HOJE COLÉGIO 03 DE AGOSTO) |
O GINÁSIO DA VITÓRIA(INAUGURADO EM 08 DE MARÇO DE 1936 E REINAUGURADO EM 05 DE JULHO DE 1937).
"Estamos terminando o mês de julho e eu não poderia deixar de trazer para os nossos leitores essa fantástica história".
A fundação de um GINÁSIO vinha sendo objeto de cogitações desde 1930, através de artigos e comentários publicados pelo professor JOSÉ ARAGÃO em O LIDADOR.
Em 1936, tendo alugado ao Sr. FRANCISCO TAVARES DE LIMA o sobradão da PRAÇA LEÃO COROADO onde funcionara o HOTEL DOS VIAJANTES, o padre FÉLIX BARRETO realizou os melhoramentos inadiáveis e, como o professor JOSÉ ARAGÃO, que ficou como diretor-executivo instalou o GINÁSIO DA VITÓRIA, inaugurando-o no dia 08 de março, em sessão solene.
Dispunha e educandário de 6 salas para aulas, GABINETE DE FÍSICA, QUÍMICA e HISTÓRIA NATURAL, AUDITÓRIO, CAPELA INTERNA, REFEITÓRIO, COZINHA MODERNA, AMPLO SALÃO PARA DORMITÓRIO, ÁREAS para EDUCAÇÃO FÍSICA, e recebia alunos internos e externos.
Sua matrícula, porém, apesar da modicidade dos preços, era diminuta, em virtude do pouco interesse então existente pela instrução e educação.
Além disso, em vez de ajudar financeiramente, com sucede em nossos tempos, aos estabelecimentos de ensino, o governo federal deles cobrava pesada taxa, para autorizá-los a funcionar sob sua inspeção.
Não podendo manter o educandário aberto, pois, além de necessitar da redá para o funcionamento regular, devia o PADRE FÉLIX pagar ao BANCO POPULAR os empréstimos contraídos para reformar o prédio, e havendo atrasado o pagamento da taxa de inspeção federal, viu-se o denodado paladino da instrução obrigado a vendê-lo, e efetivamente o transferiu a o Dr. PELÓPIDAS GALVÃO, em princípios de 1939.
Durante esse ano, funcionou o GINÁSIO sob nova orientação, mas não tendo o novo diretor conseguido equilibrar as finanças, levou para o RECIFE a melhor e maior parte dos equipamentos e lá instalou novo educandário, entregando o restante e o prédio ao PADRE FÉLIX BARRETO, seu proprietário.
PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO |
Instalado pelos pais dos alunos remanescentes, tentou o PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO, para quem também apelara o PADRE FÉLIX, manter o GINÁSIO, reabrindo-o em 1940 e propondo ao MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO uma moratória para o pagamento de 36:000$000 devidos, da taxa de inspeção federal.
Foi durante esse ano, e por causa desse débito, o educandário fechado três vezes por ordem do MINISTÉRIO e só conseguiu reabrir as aulas e chegar ao término do ano letivo pela interferência de pessoas influentes, tendo, afinal, de encerrar melancolicamente sua via crucis em dezembro de 1940, por se recusar o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO a aceitar a moratória proposta e impor condições de pagamento inaceitáveis.
Assim terminou a primeira tentativa feita na VITÓRIA para manter um educandário de ensino médio. Seria omissão imperdoável não lembrar os diligentes e prestimosos colaboradores que teve o GINÁSIO DA VITÓRIA nas pessoas do PROFESSOR ALOÍSIO DE MELO XAVIER (mais tarde um dos seus restauradores e diretor), que dele partiria para altos remígios: do PROFESSOR ANTENOR VIEIRA DE MELO, então muito jovem, vocação perfeita de educador e de cultor das letras, do que daria provas em magníficos trabalhos que escreveu e empreende; do professores FELIX PAIVA, NELSON LINS, PADRES JOSÉ PESSOA, ANTÔNIO ALVES e ARGEMIRO GONÇALVES, todos devotados cooperadores daquele educandário.
Cel. JOSÉ JOAQUIM DA SILVA |
Nota o GINÁSIO DA VITÓRIA é fechado em dezembro de 1940. Em junho de 1945 o Cel. JOSÉ JOAQUIM DA SILVA transformou o prédio no paço municipal, em 16 de junho de 1945, o prefeito afirmava sua intenção de fazer funcionar novamente o GINÁSIO. Em 13 de outubro decreta o projeto que cria o COLÉGIO 3 DE AGOSTO.
FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
LIVRO DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO
POR JOHNNY RETAMERO
Nenhum comentário:
Postar um comentário