sexta-feira, 29 de julho de 2011

INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO EM HOMENAGEM A JESUS CRISTO MARCA A PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

PARTE 2

“No mesmo monumento, em local fechado pela pedra, foi colocada uma urna de vidro encerrando os documento e memórias seguintes:

Dr. PRIMITIVO DE MIRANDA

Retratos dos Snres. Dres. PRIMITIVO DE MIRANDA, JOAQUIM BENTZEN E Cel. JOSÉ XAVIER; cartões dos snres. 

ALEXANDRE JOSÉ MARIA DE HOLANDA CAVALCANTI, coletor do município, daquelas autoridades e do Cônego vigário; GUILHERMINO ARAGÃO; 
o Hino Musical, composto pelo maestro TRAJANO DE VASCONCELOS; 
a letra do mesmo hino, produção do Exmo. Sr. Dr. PRIMITIVO DE MIRANDA; moedas de níquel e de cobre da República; 
a Ata Geral, compreendendo todas as manifestações, desde o início da festa até o final, contendo um POST-SCRIPTUM, explicando o motivo por que só nesta data foram encerradas as relíquias; os nomes de todas as pessoas que concorreram com os seus óbulos para a construção do monumento e respectivas festas; 
a descrição de todas as ocorrências, desde o dia 12 de agosto até o dia 2 de janeiro, extraída dos jornais da localidade; números dos jornais “O LIDADOR” e “A VICTORIA” que publicaram o agradecimento do Sr. Vigário aos seus paroquianos e o convite da Comissão ao povo para assistir de paraninfos e sobre os benefícios; os nomes das autoridades federais, estaduais e municipais e Deputados, representantes deste município.

“O ato revestiu-se da máxima solenidade, saindo o préstito do consistório da Igreja Matriz, tendo à frente o estandarte das homenagens, o qual era conduzido pelo ilustre Tte. Cel. JOSÉ XAVIER, digno Prefeito do Município, conduzindo a urna, que encerrava os documentos, o menor PEDRO DAMIÃO, inteligente e estimado filho do Sr. CAPITÃO UMBELINO GUEDES.

“No mesmo préstito iam incorporados os membros da Comissão deliberativa, inclusive o Revdo. Snr. Cônego BERNARDO DE CARVALHO ANDRADE, zeloso pároco desta freguesia, além de outras pessoas gradas.

“Em frente do monumento, onde trabalhavam os operários na colocação da pedra, ao ser depositado o pequeno cofre na abertura para este fim destinada, numa das faces da pirâmide usou da palavra o Revmo. 

Sr. CÔNEGO BERNARDO, que com sua proverbial eloqüência, pronunciou um belíssimo discurso sobre o encerramento das memórias referentes às festas em homenagem a JESUS CRISTO, naquele monumento, seguindo-se-lhe o Exmo. Dr. PRIMITIVO DE MIRANDA SOUSA GOMES, honrado e estimado juiz de Direito deste município, que, em linguagem rendilhada de majestosas figuras e comparações felicíssimas, enalteceu os esforços dos dignos vitorienses na construção de uma obra, que representará para os oradores com diversos “VIVAS”, que foram entusiasticamente correspondidos.

“Durante a festa e nas ocasiões próprias, a harmoniosa banda musical da laureada sociedade “GRÊMIO MUSICAL VITORIENSE” executou excelentes peças do seu repertório, subindo ao ar diversas girândolas de foguetes.
“Em torno à pirâmide assistia à cerimônia seleto e considerável auditório”.

CONTINUA...


REVEJA A PRIMEIRA PARTE Aqui

FONTE: HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
            PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO

Nenhum comentário: