quarta-feira, 27 de julho de 2011

Notícia do Diário Oficial

A mobilidade urbana voltou a ser comentada na Assembleia Legislativa.
Via Mangue garantirá mobilidade na Capital
Publicado no Diário Oficial do Estado  em 02/07/2011.
O deputado Henrique Queiroz (PR) ressaltou que o problema atinge milhares de pessoas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e propôs obras para amenizar os transtornos. "A Capital aguarda, ansiosamente, a conclusão da Via Mangue, medida que promoverá uma revolução na mobilidade, beneficiando, inclusive, o turismo que será gerado durante a Copa do Mundo de 2014", enfatizou.

São três as propostas do parlamentar. A primeira prevê o binário Boa Viagem - Setúbal, com a pavimentação e sinalização de várias vias. "Trata-se de uma medida simples e de baixo custo, sem a necessidade de desapropriações. Basta apenas sinalizar e organizar o tráfego existente. Dez bairros seriam beneficiados, desafogando o trânsito da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e na Rua dos Navegantes, além de também atender às cidades de Jaboatão dos Guararapes e do Cabo se Santo Agostinho", avaliou.
A segunda medida sugere a requalificação do trecho Dois Rios - Ibura. De acordo com Queiroz, a construção de baias para o transporte coletivo, na Avenida Dois Rios, ajudará a organizar o trânsito no bairro do Ibura e vizinhanças. "Também sem grandes custos, a iniciativa oferecerá novo corredor, ligando a BR-101 Sul até a Avenida Recife, desafogando o eixo oeste-leste da Capital pernambucana", acrescentou.
Por fim, a ideia apresentada pelo deputado é a requalificação do trecho Barreto de Menezes - Estrada da Batalha. "O desafogamento do trânsito nas proximidades do Aeroporto seria o grande benefício. A realização da obra beneficiará o acesso à BR-101 Sul ao bairro de Boa Viagem, onde estão concentrados 90% dos hotéis, que servirão ao turismo gerado durante a Copa de 2014", observou.
Henrique Queiroz declarou esperar que os secretários estaduais de Turismo e Transportes, Alberto Feitosa e Isaltino Nascimento, respectivamente, apoiem a iniciativa e possibilitem a promoção de convênios, por meio do Governo do Estado, para concretizar as ações. "As propostas darão mobilidade, segurança, conforto e desenvolvimento à população. São de interesse comum e entendo que as prefeituras também podem contribuir, pois não haverá desapropriações ou custos elevados", ressaltou.
O parlamentar lembrou a apresentação, em 2010, de uma ideia para criar um binário em Boa Viagem, com o objetivo de reduzir 40% dos congestionamentos.
"A Prefeitura da Cidade do Recife não entendeu a proposta e criou uma rota alternativa, a partir da Rua Capitão Rebelinho, no bairro do Pina. A medida, entretanto, alivia minimamente o tráfego na área", lamentou.
Na análise de Queiroz, com a escassez de ciclovias, "o ideal é focar na adaptação das vias existentes, permitindo fluidez ao transporte coletivo, enquanto a Via Mangue e as ciclovias não saem do papel".

Um comentário:

Edson Ribeiro (Jaboatão dos Guararapes) disse...

O deputado Henrique Queiroz está sempre antendo com as necessidades da população.
Parabens pela sua atuação