Foi realizado neste domingo (28), O “9º Encontro Desperta-me Senhor 2011”, na quadra do Colégio e Curso Yapoatã no centro de Jaboatão dos Guararapes - PE, no horário das 08:00 as 18:00 horas. Por volta da 15:30 horas, foi iniciada a Celebração Eucarística Cristã, a Santa Missa; participaram da Celebração os Padres Antônio da Paróquia de São Pedro Apóstolo e Frei Damião da Paróquia de Santo Amaro.
“Provai e vede como o Senhor é bom”, diz o Pe. Frei Damião iniciando a Celebração.
A primeira leitura foi do Livro do Profeta Jeremias (Jr 20,7-9). A segunda leitura foi da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm12,1-2) e o Evangelho foi o de São Mateus (16, 21-27). Abaixo, trechos de alguns momentos do Sermão feito pelo Pe. Frei Damião.
”Devemos nos esforçar para renunciar a tudo aquilo que nos afasta de Deus; os vícios, a preguiça, a injustiça, a ira, a inveja e os pecados de todos os tipos por um bem maior que é Deus. Renunciar a si mesmo é ter todos os motivos para desistir e ainda assim, ter forças suficientes para continuar apesar de tudo.
Neste momento o Frei pede para fecharmos os olhos e silenciarmos o coração, ele diz:
“Às vezes me sinto pequeno, limitado e quase sem forças, por isso Senhor, renova minhas forças, meu ânimo. Peça ao Senhor sabedoria nas horas em que a sua cruz estiver pesando sobre você, porque muitas vezes não temos mais forças pra carregá-la. Jesus Ressuscitado esteja comigo nesta hora. Divida meu irmão, a sua cruz com Jesus, o Cristo Ressuscitado.
O sangue de Jesus está renovando as suas forças, te lavando e renovando. Filho meu, eu te seduzi e te quero pra mim! Sinta Jesus te levando em águas tranqüilas na sua Presença! Sinta esta unção! Sinta a presença do Senhor agora! E cantarola: “Ninguém te ama como eu, ninguém te ama como eu, olhe pra cruz, foi por ti porque te amo, ninguém te ama como eu”. Foi difícil para muitos presentes, controlar a emoção e, as lágrimas foram vertendo em muitos rostos.
Renunciar não é arrastar a sua cruz é segurá-la e pedir sabedoria para continuar na caminhada; não temos o direito de cortarmos nossa cruz. Ela não representa apenas as coisas boas, mais e principalmente, aquelas coisas que temos dificuldades de enfrentá-las ou pessoas difíceis que temos que conviver.
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la”, (Mateus 16,24-25). E emenda: ...’São muitos os convidados, são muitos os convidados, quase ninguém tem tempo, quase ninguém tem teeempo’, (trecho de uma música do Pe. Zezinho).
Reforça Senhor, as minhas forças para que eu possa conseguir segurar a minha cruz. Renuncie sua rebeldia, a soberba, o desânimo, a depressão. Não economize no amor, principalmente no amor de Deus. Perdoe! Eu me aproximo do céu quando me distancio da terra, das coisas matérias, fácil não é mais continuo tentando. As lápides dos cemitérios estão cheias de inscrições: “aqui jaz”.
De que adianta querer ser tudo aqui na terra e não ser nada no céu, não ser nada pra Deus? Espero que o peso da sua cruz essa semana seja menos pesada e mais fácil de carregar e completa:...’Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo, o mundo pode até fazer você chorar, mas Deus te quer sorrindo’, (trecho de Noites Traiçoeiras de Pe. Marcelo Rossi)”.
Em seguida foi rezado o Credo, as preces e logo após, inicia-se a Liturgia Eucarística. Um dos momentos mais emocionantes da Celebração, foi o momento em que demos as mãos uns aos outros para rezarmos a Oração do Pai Nosso (cantado e depois rezado). Foi um momento sublime de comunhão profunda com Jesus Cristo Ressuscitado. “Jesus fonte de misericórdia que jorra no templo, Jesus o Filho da Rainha, Jesus rosto Divino do homem, Jesus rosto Humano de Deus”, foi o refrão do canto de comunhão.
Participaram do “9º Encontro Desperta-me Senhor 2011” os Grupos: EJC – Encontro de Jovens com Cristo, RCC – Renovação Carismática Católica, Grupo de Liturgia, demais Grupos de Orações e Comunidades de Paróquias vizinhas a Jaboatão Centro, entre elas: Socorro, Cavaleiro, Coqueiral, Tejipió, Barro e grupos da cidade de Moreno. Toda a renda com a venda dos produtos disponíveis na lanchonete e 50% do recolhimento das ofertas será doada em prol da continuidade da construção da Matriz de São Pedro Apóstolo no Bairro de Santo Aleixo, nesta cidade.
Ao final do Encontro, foram sorteados: 01 aparelho de DVD, 01 quadro com a Oração do Pai Nosso e 01 kit cesta. A próxima edição deste encontro acontecerá no último domingo de agosto de 2012.
Ritos finais: “Acabamos de celebrar a eucaristia, na qual Jesus nos propõe o abandono de tudo o que impede seu fiel seguimento e nos pede que assumamos a cruz de cada dia, sem inventar cruzes desnecessárias”.
PR: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe!
AS: Graças a Deus!
POSTADO POR NOSSA CORRESPONDENTE WALKÍRIA ARAÚJO- DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE
POSTADO POR NOSSA CORRESPONDENTE WALKÍRIA ARAÚJO- DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE
9 comentários:
muita zoada e pouca fé.
Bruninho, há um sábio ditado que diz: "Quem diz o que quer, termina escultando, talvez e quase sempre, o que não quer".
Portanto, não tente medir o termômetro da fé das outras pessoas por você!
Foi um encontro maravilhoso, onde a Presença Divina estava inserida na mente e no coração de muitos presentes.
Respeito a sua opinião, mais não fale o que você não sabe, não viu, não presenciou e principalmente, o que você não sentiu. Ler a Palavra de Deus, se Instruir e Buscar Orientação Nela, não é fazer "muita zoada e pouca fé".
Experimente,um pouquinho que seja, de um momento de busca espiritual compartilhada e, você verá e sentirá que não é 'muita zoada e pouca fé".
Torço para que você algum dia, de alguma forma, consiga desfrutar desta experiência e sentir a Presença Divina em algum momento e/ou lugar que você, por ventura, venha a participar. Um abraço! Walkíria Araújo.
Walkíria foi bela e clara a tua resposta para uma mente que debocha da fé alheia sem saber o que acontece no coração de cada um que comunga com Deus. Muitas pessoas tem o péssimo hábito de fazer pré julgamntos das coisas sem investigar ao fundo o que acontece com cada um. Eu estava no Desperta-me Senhor e sou testemunha da maravilhosa Obra Divina, através das palavras do Frei Damião. Parabéns pela mensagem que você escreveu. Maria Fernanda, Cavaleiro.
senhoras: Deus não se sente, se vivencia!
A regra de São Bento é o silêncio, e a Igreja sempre defendeu o silêncio.
se as senhoras estão convertidas, parabéns, porem duvido, por que para um verdadeiros católico convertido a obediência deve ser total. E qual a obediência de vcs? fazer barulho na Santa Missa?
Dona anonima: qual o deboche que fiz ou disse? eu afirmei e reafirmo o que disse: muito barulho..., entendeu? porem a senhora tão santa, católica se escondendo no anonimato? se tu tens medo de uma simples discussão coo queres ser cristã? cristão medroso nao é cristão.
Esse tal de Frei Damião não suportou o silencio do carmelo é está fazendo uma "experiencia" pastoral, secular kkk! A senhora sabe disso?
sabe que ele vai as reuniões do clero parecendo um Playboy?
Suas .... comecem a ler o catecismo da Igreja e aprenda, algo. e por favor calem a boca se não abem de nada.
Ele ou alguem criticou o movimento gay tão forte na Igreja? ensinou que se deve jejuar sempre?
ora, menininhas vão rezar, mas rezar de verdade.
dona walkiria: quem é que pode inserir Deus na presença de outros?
isso é protestantismo.
vou para por aqui por que vcs são muito limitadas, não sabem nada de Igreja, de doutrina, ou de fé católica.
em tempo: leiam a redentor sacramento de joão paulo II!
"Cada ser humano é possuidor do livre arbítrio e, desta forma porém, cada um deve pensar e agir da maneira que bem quiser; no entanto, à medida e à maneira que pensamos e agimos, o mundo certamente, saberá com quem está lidando".
Bruninho, quão arrogante, preconceituoso e grosseiro você é!
Em certos momentos nos seus comentários, você até me pareceu uma pessoa inteligente; porém criar polêmicas desnecessárias, insultar a mim e a Maria Fernanda de "SUAS...", no seu comentário das 13:34 horas, não é atitude de pessoa inteligente. Foi uma atitude sim, pequena, grosseira e muito mal educada de sua parte.
De que adianta se mostrar conhecedor das palavras e ser tão arrogante e julgador da fé alheia?
Não quero e não vou entrar e/ou aceitar o seu joguinho polêmico, porque não foi esta a educação que os meus pais me deram; acredito que os seus pais também lhe deram, mas nem sempre os filhos seguem os sábios exemplos e ensinamentos de seus pais, infelizmente...
Você pode prolongar os seus comentários o quanto quiser, só que eu, Walkíria, não darei créditos a eles. Talvez você não saiba, mas o meu tempo é precioso e como tal, devo empregá-lo para fins engrandecedores. E mais, não somos "senhoras anônimas", tanto eu quanto Maria Fernanda nos identificamos e você com certeza, não prestou atenção a isto.
"O poder que a outra pessoa tem é o poder que você lhe dá".
E eu, Walkíria, não lhe dou este poder, porque confio no valor que eu tenho. Passe muito bem e tente ser menos arrogante e, em troca, talvez, a vida lhe abra um sorriso; àquele sorriso que você, certamente, está necessitando! Walkíria Araújo.
Walzinha, gente desse nivel não merece atenção nem respeito, não perca seu precioso tempo com esse cara, ele é um mal educado, grosso e com certeza um mal amado e se ele sabe o redentor sacramento de João Paulo II, deveria saber que educação gera educação, que gentileza gera gentileza, que fé é uma experiência individual, que saber falar e saber calar são dons de poucos, que quanto mais se grita é quando menos se tem razão e ele não tem razão nenhuma, nesses comentários infelizes que ele mesmo fez.
"Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos". 1 Coríntios 6:8
"Todavia, não o considereis por inimigo, mas adverti-o como irmão". 2 Tessalonicenses 3:15
“Quem falar contra um irmão ou julgar seu irmão fala contra a lei e julga a lei. Ora, se tu julgas a lei, não és cumpridor da lei, mas juiz. Há um que é legislador e juiz, aquele que é capaz de salvar e de destruir. Mas tu, quem és tu para julgares o teu próximo?” Tiago 4:11-12
Caro Bruninho, você dveria ler o Evangelho de Lucas 6, o capítulo inteiro e em especial, o Sermão da Montanha nos versículos 35-39, segue:
"Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benígno até para os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e, sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Propôs-lhes também uma parábola: Pode porventura um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?". Lucas 6: 35-39
"Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também". Mateus 7:2
"Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Gálatas 5:14
Walzinha tenho acompanhado os teus textos e me supreendido com eles, a cada dia você cresce mais como pessoa, como ser humano, como mulher e como uma amiga maravilhosa e sempre presente aos amigos que precisam de ti. Aqui do meu canto, torço para que os teus desejos se tornem verdade e sei que eles são muitos, principalmente em relação às injustiças. Força e fé, paz e bem. Um grande abraço. Allan.
Postar um comentário