Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo! Notícias
O Instituto Mobilidade Verde criou o “Bibliotaxi”, uma biblioteca que funciona dentro dos táxis, para incentivar a leitura. O projeto teve início na semana passada em São Paulo, e conta com 12 mil exemplares. O objetivo é “inserir a cultura do ‘compartilhamento’ na sociedade brasileira”.
A leitura não precisa ser feita apenas nos deslocamentos. Os passageiros podem emprestar uma das obras disponíveis nos carros e devolvê-las em um dos pontos de entrega: Vila Mundo (Rua Belmiro Braga, 146. Vila Madalena) e Catraca Livre (Rua Gonçalo Afonso, 55. Vila Madalena). Segundo o diretor do instituto, Lincoln Paiva, o que fica proibido é deixar o livro novamente numa estante. “O livro nem precisa ser devolvido, o importante é deixar o livro vivo”, pontuou.
Inicialmente, o projeto atua no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. O taxista Antônio Miranda (que trabalha no ponto da Rua Wizard com Fradique Coutinho) é o responsável pelo pontapé inicial do “Bibliotáxi”. Ele já fazia doações de livros para asilos e instituições.
“Em meio dia de trabalho hoje, cinco passageiros já se interessaram e levaram livros para casa. O interessante é que também despertei outros taxistas a fazerem o mesmo. Dez colegas meus também querem participar do projeto. A ideia é simples e útil. Muitas pessoas compram uma obra e depois a guardam sem compartilhar essa alegria que é a leitura”, avaliou Miranda.
POSTADO POR WALKÍRIA ARAÚJO-NOSSA CORRESPONDENTE DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário