sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Do blog do Magno Martins: Coluna da sexta-feira

É RANDS, APOSTA MAURÍLIO - Ex-deputado federal, arraesista histórico e hoje grande formulador da política nacional e regional, Maurílio Ferreira Lima não tem mais dúvida: o candidato a governador do PSB é o ex-deputado Maurício Rands, neossocialista, egresso do PT. Reproduzo abaixo artigo dele sobre o assunto com os seus prognósticos.

De última hora, aumentaram os comentários de que o candidato a governador de Eduardo Campos seria o ex-deputado, ex-líder do Partido dos Trabalhadores e empresário bem sucedido Maurício Rands.

Altamente bem informado, com ampla rodagem internacional e trato afável, Rands é natural com partidos políticos, parlamentares, prefeitos e vereadores. É o que poderia ser chamado de profissional, no bom sentido da política. É do ramo.

Como observador da atividade política, diria que vejo mais do que indícios de que essa é realmente a escolha do governador Eduardo Campos. E candidato com perfil melhor do que Rands não existe nas hostes de Eduardo Campos.

Líder do PT na Câmara dos Deputados no período mais negro para o partido, enredado com aloprados e com o escândalo do mensalão, ninguém foi maior defensor do PT e de Lula do que Rands.

Terminada essa missão, surpreendentemente renunciou ao mandato de deputado federal e despediu-se da vida pública. Ingressou na atividade econômica privada com base na Holanda e agiu nos cinco continentes.

Sem sombra de dúvida, é muito mais do que Pernambuco merece para ter como um bom governador. Se houvesse uma bolsa de aposta, jogaria todas as minhas fichas na escolha de Maurício Rands.

Sem medo de errar, diria que de partida Maurício Rands já tira a invencibilidade de Armando Monteiro Neto. Armando continua um forte candidato, com o respaldo de Lula e Dilma Rousseff. Pode ganhar, mas Rands é fortíssimo.

O jogo parece que está definitivamente jogado.

Favorita para ganhar no primeiro turno, Rands seria um dos grandes e prestigiados interlocutores de Dilma Rousseff. Com amplo conhecimento internacional, iria atrás de investimentos para Pernambuco, precisando da cobertura da Presidência da República. E teria total, porque também traria investimentos para o Brasil.

Politicamente, seria uma das lideranças mais importantes do Brasil e iria se dedicar inteiramente à costura Eduardo Campos/Dilma Rousseff/Lula para o pós 2014 com a presidente, com uma candidatura de Eduardo Campos para suceder Dilma em 2018.

Nenhum outro escolhido por Eduardo Campos teria essa capacidade política no pós-Dilma. O candidato é Maurício Rands.

AÉCIO É MAURICINHO – Mais detalhes da pesquisa qualitativa que o PSB recebeu e que já foi discutida em Brasília com Marina Silva: 1) A presidente Dilma não é carismática. 2) Eduardo Campos é desconhecido. 3) Aécio Neves é muito mauricinho. Os eleitores afirmam também que o ex-presidente Lula está por trás da presidente Dilma e, mesmo assim, ela não consegue ser simpática. Os programas sociais mais conhecidos são o Bolsa-Família e o Prouni.

A IRA DE LULA – Nomeado ministro por Lula, José Múcio Monteiro, do Tribunal de Contas, foi chamado ao Instituto Lula, em São Paulo, para uma conversa com o ex-presidente. Saiu de lá convencido de que o petista quer minar a candidatura de Eduardo ao Planalto no Nordeste, especialmente em Pernambuco.

ALIANÇA GAÚCHA – Eduardo cedeu aos apelos de Marina e o PSB não se alinhará ao PSDB em São Paulo, mas no Rio Grande do Sul o socialista mantém apoio à candidatura da senadora Ana Amélia (PP) ao Governo daquele Estado. E já indicou até o vice, que será o deputado José Stédile, irmão do coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile.

SOBRAS DE DUDU - O que se diz em Brasília é que o governador Eduardo Campos, ao optar pelo nome do deputado Eduardo da Fonte para senador na chapa governista, faz uma jogada de mestre, porque ganha mais tempo de tevê com o PP e pega as bases de Da Fonte para ratear com os deputados federais da aliança oficial ameaçados pela falta de 10 mil ou 20 mil votos.


SBT DEMITE ESTRELAS - O SBT promoveu uma vassourada em seus quadros que se destacavam nos telejornais. Foram dispensados, dentre outros, José Nêumane Pinto, Carlos Chagas e Denise Campos de Toledo, destaques da constelação da TV. Pelo visto, com o advento da internet, não são apenas os jornais impressos, a chamada mídia tradicional, que está em crise.

CURTAS

VOLTA, LULA – O grau de intolerância da base governista no Congresso em relação à presidente Dilma chegou a um nível preocupante. E é isso que tem levado uma corrente do PT a defender a volta de Lula. “Não há um só senador ou deputado que tenha hoje simpatia pela Dilma”, diz um parlamentar da própria base.

POSSE – O novo superintendente da Codevasf no Vale do São Francisco, João Bosco Lacerda de Alencar, toma posse na próxima segunda-feira, às 10 horas, no auditório do SENAI. Integrante da estrutura da pasta de Integração, a Codevasf atua em 69 municípios do Estado.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: A sucessão estadual no PSB virou um Big Brother?

'Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto'. (Provérbios 27-5)

Nenhum comentário: