segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Educação: Equipe da UFPE entra na disputa nacional de engenharia de aeromodelos


Do Diariodepernambuco.com

Uma equipe da Universidade Federal de Pernambuco é a única representante do estado, e uma das oito do Nordeste, na disputa da 13ª Competição SAE Brasil AeroDesign. A "Mandacaru" aposta em um monoplano de madeira balsa, espuma de PVC e fibra de carbono, com asa retangular e empenagem em U`, com um profundor de geometria variável, para conquistar a competição, que elege as melhores propostas de aeronaves radiocontroladas do país. O modelo pernambucano tem 2,8kg e consegue transportar até 17kg em sua velocidade máxima: 90 km/h. De acordo com o capitão da equipe, do curso de Engenharia Mecânica, Gustavo Pedrosa, a participação no evento serve para levar os alunos a uma experiência do mercado de trabalho real, além da sala de aula. “A competição proporciona experiência única, pois nos permite lidar com diversas situações que só serão vividas na indústria”, afirma.

A competição está marcada entre os dias 20 e 23 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, em São Paulo. Ao todo, 97 equipes, de 68 instituições de ensino do Brasil, Venezuela e México disputam o prêmio. Além de alunos, professores e pilotos também contribuem para a competição, que reunirá cerca de 1,4 mil participantes. A disputa será realizada em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo. Dez equipes se classificam para o SAE Aerodesign East Competition, que será realizado nos Estados Unidos em 2012.


Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, ressalta que o projeto SAE BRASIL AeroDesign completa a formação técnica dos futuros engenheiros. “É um reforço extracurricular, um estímulo às boas práticas da engenharia requeridas pelo mercado, como o trabalho em equipe, capacidade de liderança e planejamento, habilidade de vender idéias e projetos, além de incentivar o comportamento ético e profissional”, afirma.

Nenhum comentário: