Da Redação do pe360graus.com
Foto: Reprodução/TV Globo
Com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância de doar órgãos, a Secretaria de Saúde realiza, desta segunda-feira (26) até sexta-feira (30), a Semana Nacional de Doação de Órgãos. A iniciativa, que tem caráter nacional, também visa reduzir a fila de espera por um transplante em Pernambuco, que já conta com 3.327 pacientes. Desse total, mais de 1,8 mil pessoas aguardam por um rim, 1.299 por córneas, 169 por um fígado e nove pacientes estão na esperança por um coração. Apesar do número de doadores ser baixo, o índice de transplantes realizados em Pernambuco subiu em aproximadamente 12% em relação ao ano passado.
“Em Pernambuco, o número de doadores é de cinco para um milhão. Uma taxa muito baixa. Mas apesar de sermos um dos estados com menor número de doadores, nós somos um dos maiores transplantadores do país, mostrando a eficiência dos centros transplantadores de Pernambuco”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Antônio Carlos Figueira (foto).
O secretário afirma que uma das maiores dificuldade é quanto à questão cultural. “É importante conscientizar a família de que não há nenhuma mutilação ao corpo. O paciente que quer doar seus órgãos também tem que deixar muito bem expresso para a família e os amigos, para que o desejo dele seja respeitado”, diz.
Na programação da Semana, estão previstas aulas de sensibilização com servidores da Secretaria de Defesa Social (SDS), no auditório do Imip, na terça-feira (27); com profissionais que atuam no Hospital Barão de Lucena, na quarta (28); e no Real Hospital Português, na sexta (30). Haverá, ainda, ações na Estação Central do Metrô Recife e durante a Bienal do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções.
TERMÔMETRO DA DOAÇÃO
A Central de Transplantes de Pernambuco, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau e a Infraero, inaugura, nesta quarta-feira (28), a partir das 14h, o “Termômetro da Doação” no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O totem eletrônico irá exibir, em tempo real, a contagem de doações de órgãos e tecidos em Pernambuco.
REDOME
Também na quarta-feira, das 14h às 16h, o cadastro para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) poderá ser feito no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O Redome também estará: no Imip, na terça-feira, de 8h às 12h; na quarta, de 8h às 12h, no Hospital Barão de Lucena; e, na manhã da quinta, na Estação Central do Metrô Recife.
O cadastro é feito com a coleta de uma amostra de cinco mililitros de sangue, para que seja verificada a compatibilidade entre o doador e o receptor da medula óssea. Os dados do doador são catalogados e a compatibilidade é consultada cada vez que surge um novo paciente à procura de transplante. Segundo a Secretaria de Saúde, 49 pacientes esperam por um transplante de medula óssea em Pernambuco.
Confira a programação da Semana Nacional de Doação de Órgãos:
26 de setembro (segunda-feira)
8h às 12h - Abertura da campanha com realização do I Encontro de Incentivo à Doação de Órgãos de Pernambuco - Auditório do Hospital da Restauração (HR), no Derby.
12h às 13h – Palestra de incentivo à doação de órgãos, no Café Cultural da Bienal do Livro de Pernambuco - Centro de Convenções – Olinda/PE.
27 de setembro (terça-feira)
8h às 12h - Sensibilização com aula, panfletagem e entrega do Cartão do Doador aos servidores da SDS e realização de Redome (Polícia Civil, Polícia Técnica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) - Auditório do Imip.
28 de setembro (quarta-feira
8h às 12h - Aula sobre doação de órgãos para os profissionais de saúde do Hospital Barão de Lucena e realização de Redome - Auditório do Hospital Barão de Lucena.
14h às 16h - Inauguração do Termômetro da Doação, palestra de incentivo à doação de órgãos e realização de Redome - Aeroporto Internacional dos Guararapes.
29 de setembro (quinta-feira)
8h às 12h - Sensibilização com panfletagem, entrega do Cartão do Doador realização de Redome - Estação Central do Metrô Recife, bairro de São José.
30 de setembro (sexta-feira)
8h às 17h - Curso de Manutenção do Potencial Doador e Entrevista Familiar - Auditório do prédio do Real Vida – Real Hospital Português.
SERVIÇO:
Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE)
0800.281.2185
Nenhum comentário:
Postar um comentário