quinta-feira, 1 de setembro de 2011

GAROTAS E GAROTOS PERGUNTAM E DRº JAIRO BOUER RESPONDE


Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação. Faz palestras em todo o País, em escolas, universidades, empresas e grandes eventos abertos à população.

GAROTAS PERGUNTAM-PRIMEIRA PARTE

Pode tomar algum remédio pra dor abdominal tipo cólica, quando se usa a pílula do dia seguinte?  

A pílula do dia seguinte pode provocar cólica porque ela estimula uma descamação uterina com a simulação de uma menstruação. Remédios para aliviar a dor podem ser utilizados. Mas tanto o uso da pílula como o do remédio deve ser orientado pelo ginecologista que acompanha a garota.

É possível os seios produzirem leite, mesmo que eu não esteja grávida?

É possível sim, mas esse é um fato que precisa ser investigado pelo ginecologista, porque esse sintoma pode indicar algumas alterações físicas ou hormonais que exigem atenção especial. Fale com seu ginecologista!

É possível que a camisinha fique perdida dentro da vagina?

Em geral quando a camisinha se rompe, ela não gera pedaços que se soltam. De qualquer forma, em teoria, é possível que um pedaço dela ou que ela inteira fique "perdida" na vagina. Mas em geral, com um exame convencional, feito no consultório do ginecologista, ele poderia identificar esses pedaços e removê-los. Camisinha retida aumenta risco de uma infecção vaginal.

É possível menstruar estando grávida?

Não é possível menstruar estando grávida, já que não ocorre uma menstruação (descamação da parede do útero) na situação hormonal de uma gestação. Mas outros tipos de sangramento podem acontecer nessa fase e, em geral, exigem atenção médica porque podem indicar algum tipo de problema ou risco na gravidez.

Qual a diferença entre o sangramento da gravidez e a menstruação?

Menstruação é o sangramento cíclico mensal que toda mulher em idade fértil enfrenta. Com a gestação há uma interrupção desses ciclos e a mulher deixa de sangrar, pelo menos, por nove meses. Algumas das que amamentam também podem ficar sem ciclos por mais alguns meses. Na gestação normal, em geral, não há sangramentos. Sangramentos de início de gestação podem acontecer em algumas situações e o ginecologista deve ser procurado para avaliar eventuais problemas como insuficiência hormonal ou problemas de implantação da placenta.

Posso manter relações sexuais durante a pausa de sete dias da pílula?

Durante a pausa dos comprimidos de sete dias, seus ovários continuam “bloqueados”, ou seja, não há risco de gravidez. Nesse período, pela queda da taxa de hormônios no corpo, a garota geralmente tem sua menstruação. Apesar de não haver chance de gravidez é bom não descuidar da camisinha, já que existe risco de transmissão de DSTs e Aids.

Quais os dias antes e depois da menstruação que a mulher poder ter relação?

A ovulação acontece 14 dias antes da data da próxima menstruação. De três dias antes dessa data até três dias após essa data a mulher está provavelmente no período de maior de engravidar. Para calcular essa data é preciso saber se o ciclo é regular e sua duração exata. Mesmo com isso, às vezes o cálculo falha já que a mulher pode ter irregularidades menstruais. Não confie na tabelinha. O esperma pode sobreviver por algumas horas na vagina feminina. O espermicida sozinho (sem camisinha ou sem diafragma) não dá conta do recado. E é bem pouco provável que a mulher esteja fértil no dia depois que sua menstruação acaba.

Quanto tempo pode durar a TPM?

Em geral, a TPM (tensão pré-menstrual) começa alguns dias antes da menstruação e passa quando a garota começa a menstruar. Não é impossível que ela comece duas semanas antes do ciclo – é justamente nesse período que a garota ovula e sua produção de estrógeno e progesterona começa a cair (os principais hormônios femininos). Muitos sintomas da TPM estão ligados a essa flutuação no nível dos hormônios sexuais. Se você achar que a TPM está durando muito tempo, vale a pena conversar com o ginecologista ou com um endocrinologista para checar se está tudo bem com o seu ciclo hormonal.

Sinto dores nos seios quando transo com meu namorado. Isso é normal?

Para começar: peça para seu namorado ir com mais calma, já que os seios são uma parte muito sensível do corpo feminino. Estabeleça um limite com ele – quando começar a incomodar, deixe isso claro e peça para ele parar. Realmente, em algumas fases do ciclo menstrual, a mulher pode ter uma sensibilidade maior nos seios. Algumas reclamam que eles ficam mais dolorosos e inchados no período pré-menstrual. Outras se queixam de dores durante a menstruação. A sensibilidade varia de pessoa para pessoa. Mas não é comum você ter dores constantes ao longo de todo o ciclo.

Depois de transar, sempre me dá vontade de ir ao banheiro. Tem algum problema nisso?

A vontade de ir ao banheiro acontece porque, durante a relação, a região da bexiga acaba sendo estimulada. Por isso algumas meninas ficam mesmo com vontade de urinar. A princípio, não há problemas nisso, a não ser que você tenha prendido muito a urina antes de transar. Aí sim há riscos de infecções urinárias, por exemplo. O ideal é ir ao banheiro antes da relação.

Qual o período fértil da mulher?

O cálculo do período fértil só vale para mulheres que tenham o ciclo regular. A ovulação (quando há risco de gravidez) acontece 14 dias antes da próxima menstruação. Portanto, se mulher tem ciclo de 30 dias, a ovulação acontece no 16º. Se o ciclo for de 28 dias, é no 14º. Três dias antes e três dias após a ovulação são considerados “período fértil”, pois é o tempo em que há maior risco de gravidez.

Fonte: http://doutorjairo.uol.com.br/jairobouer.asp

POSTADO POR WALKÍRIA ARAÚJO NOSSA CORRESPONDENTE DIRETO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES-PE

Um comentário:

Anônimo disse...

nao é possivel menstrua tanto gravida