sexta-feira, 2 de setembro de 2011

"Vista Cansada": mal que dificulta visão chegará a todos

Se existe algo, além da morte, do qual ninguém poderá fugir é a presbiopia. A popular “vista cansada” é responsável pela dificuldade de enxergar com proximidade.

Normalmente, a doença começa a dar sinais a partir dos 40 anos e progride por mais 15 anos até se estabilizar. “Não há como evitar isso.

Chega um momento em que a visão vai falhando. Até consegue-se enxergar de longe, mas de perto fica cada vez mais difícil”, descreveu o oftalmologista Fábio Casanova.

Diferente da hipermetropia, que provoca reações como dor de cabeça, letras embaralhadas e peso na pálpebra, a presbiopia ocorre por conta do cansaço natural da vista. “Este conjunto de sintomas (da hipermetropia) acontece quando se lê no escuro ou se usa o computador por muito tempo.

Pode ocorrer em qualquer idade e a vista fica cansada pelo uso, não pela idade. Não é o caso da presbiopia”, comentou o médico. Apesar de a doença ser inevitável, alguns fatores podem acelerar o surgimento dos sintomas que trazem bastante desconforto ao paciente.

De acordo com Fábio Casanova, a exposição aos raios ultravioletas é a condição mais agravante da presbiopia. “Pessoas que moram próximo à Linha do Equador, como no Caribe ou no Amapá, podem desenvolver a doença a partir dos 33 anos.

Já quem mora na Patagônia ou na Escandinávia, por exemplo, pode desenvolver a doença aos 48 anos”, explicou o especialista, que aponta o estado nutricional como segundo maior influente na aceleração dos sintomas.

Da Folha de Pernambuco
 

Nenhum comentário: