sábado, 12 de novembro de 2011

"UM APARELHO PARA OS MATUTOS DO TAPACURÁ" PARTE VI - 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DO AERO-CLUBE DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

PARTE FINAL


A DECADÊNCIA

Contanto, em abril de 1952, com quatro aviões para treinamento, pois recebera mais dois do Ministério da Aeronáutica, e tendo ampliado sua pista para 900 metros, conseguiu o Aero-Clube da Vitória brevetar várias turmas de pilotos.



No domingo 15 de junho, daquele ano, perante grande multidão, três pára-quedistas do Aero-Clube do Brasil desceram no campo de pouso da Vitória, sendo homenageados.



Prosseguiu o Aero-Clube em suas atividades até 1966, quando, a 16 de outubro, promoveu animada festa em homenagem aos novos pilotos que brevetara.


Tinha, então, na sua diretoria: 

como presidente, o Sr. José Pedroso; como Vice-presidente, Clóvis de Barros e Silva; 1° secretário, Jaílton Carneiro; 2° secretário, José Jorge da Silva; tesoureiro, Homero da Costa Lins; vice-tesoureiro, José Batista Filho; orador, Dr. João Valois, Dr. Bartolomeu Oliveira; diretor-técnico, Severino Barbosa de Araújo; vice-diretor, Edmundo de Paula; Diretor-Social, Pedro Ferrer.

VITIMAS DE ACIDENTES

A primeira vítima de acidente aviatório foi o Dr. Teodomiro Valois Correia fundador do Aero-Clube da Vitória, que pareceu no dia 20 de novembro de 1942, quando o avião em que viajava ao Rio de Janeiro caiu no mar, à altura do litoral bahiano.

Anos depois, Antônio de Barros, brevetado na Vitória, morreu em acidente ocorrido em Caruaru, no avião que pilotava.

Além desses, que pertenciam aos quadros da Aero-Clube, perderam a vida, na Vitória, os pilotos da FAB, já referidos, tributo pago pelos idealistas que se consagram a nobres missões.

OS NOMES DOS QUE PROMOVERAM A AVIAÇÃO CIVIL EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE

Dr. TEODOMIRO VALOIS CORREIA, Srs. SEVERINO MARINHO, ANTÔNIO DE BARROS, MANOEL MAURÍCIO VIANA, JOÃO BARBOSA DE ARAÚJO, SEBASTIÃO BARBOSA DE ARAÚJO, Dr. INÁCIO DE LEMOS VASCONCELOS, Dr. JOSÉ MIXTO DE OLIVEIRA, JOSÉ VIANA VARELA e JOSÉ PEDROZO.

O FIM DE UM PASSADO GLORIOSO



O mensário vitoriense “O ARAUTO”, na edição de fevereiro de 1971, noticiava que o campo de pouso do Aero-Clube estava servindo de depósito de lixo e lançava veemente apelo para que fosse o mesmo conservado, ao menos para pousos de emergência.

Tudo em vão.

Não mais existia o Aero-Clube da Vitória e, abandonado o campo, arruinadas as suas instalações, reclamaram os sucessores do proprietário do terreno a área deste para o seu uso.

Triste e inglório fim de uma das instituições mais úteis e dignificantes da Vitória de Santo Antão!


TEXTO ORIUNDO DO LIVRO HISTÓRIA DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO-PE- DO PROFESSOR JOSÉ ARAGÃO


POSTADO PELO PROFESSOR JOHNNY RETAMERO


FOTOS DO ARQUIVO DO BLOG

Nenhum comentário: