segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

"BAIXAR" INFORMAÇÕES DIRETO NO CÉREBRO É POSSÍVEL




por Redação Galileu

Pesquisadores da Boston University e do ATR Computational Neuroscience Laboratories em Kyoto descobriram que é possível invadir o processo de conhecimento do cérebro e introduzir conteúdo. Semelhante ao que ocorre no filme Matrix – embora não tão sofisticado – eles acreditam que será possível pegar uma informação aprendida por uma pessoa e transmitir para outra.

No futuro aprendizado será instantâneo como Matriz.//Crédito: Divulgação
A equipe utilizou imagens de ressonância magnética funcional (FMRI) para estudar o processo de aprendizagem. Eles descobriram que é possível induzir conhecimento por meio do córtex cerebral, enviando sinais que mudam o padrão da atividade cerebral.

Os cérebros que foram estimulados pelos pesquisadores tiveram melhor desempenho em relação a percepção visual, área que foi analisada. Mesmo não estando cientes de que estavam aprendendo, houve resultado.

"O mais surpreendente neste estudo é que induções de simples padrões de ativação neural que corresponde a uma característica específica levaram à melhoria do desempenho visual na função visual, sem apresentar o recurso ou a consciência dos indivíduos do que viria a ser aprendido", disse Takeo Watanabe, neurocientista que lidera a pesquisa.

De acordo com o grupo, no futuro poderá ser possível decodificar os padrões de atividade cerebral de um atleta ou um músico, por exemplo, e usá-los como referência para o ensino de outra pessoa.

"A pessoa vai poder adquirir novas aprendizagens, habilidades, ou memórias, ou possivelmente isso poderá ser uma ferramenta para restaurar habilidades ou conhecimentos que tenham sido danificados por acidentes, doenças ou mesmo o envelhecimento”, diz um trecho do artigo, publicado nesta semana na revista Science.

POSTADA POR WALKÍRIA ARAÚJO

Um comentário:

Anônimo disse...

Só era o que faltavamonitorar o cerebro com informaçoe de outra pessoa.Já pensaram se ressucitam Bim Laden, Sadan e Hitler? A ciencia só pode estar qerendo brincar de Deus